Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Administração em Diálogo - RAD destina-se à publicação de textos inéditos na modalidade de artigos, ensaios e resenhas. Trata-se de um espaço aberto para professores, pesquisadores e estudantes que desejam publicar suas análises, reflexões e resultados de pesquisas realizadas. A revista também está aberta ao público empresarial para suas contribuições. Considera-se ainda, como principal requisito para publicação na RAD, que a produção apresente conteúdo analítico-interpretativo, de maneira coerente com rigor científico na área de estudo do campo da administração. Os artigos podem ser de cunhos teórico, empirico, ensaio ou resenha bibliográfica:

Artigo Teórico O artigo teórico deverá basear-se em problemas ligados à administração e apresentar uma reflexão/interpretação crítica dos fenômenos organizacionais, sustentado por referências bibliográficas relevantes.

Artigo Empírico O artigo empírico deverá fundamentar-se em procedimentos metodológicos relevantes, na tentativa do desenvolvimento de análises e interpretações que produzam avanço ou conhecimento na área.

Ensaio O ensaio trata-se de uma forma livre de análise e interpretação de fenômenos da administração, apresentando novas perspectivas e enfoques sobre temas relevantes; contribuindo assim para o avanço da produção cientifica.

Resenha A resenha consiste em análise crítica de livros, teses, dissertações e monografias, publicados no Brasil e no exterior na área da Administração.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha Bibliográfica

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Avaliadores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação por pares da Revista Administração em Diálogo consiste nas etapas relacionadas a seguir: O artigo original será analisado pelo editor responsável e/ou editor científico da revista, de modo a se analisar se cumpre com os requisitos temáticos e metodológicos e definir a área epistemológica de avaliação o qual será direcionado. Com a etapa de definição, o artigo será enviado a pares de avaliadores externos, preservando o anonimato dos autores (bind review), que por sua vez, procederão de acordo com os critérios:



No caso de conflito entre a indicação dos avaliadores, a RAD adota como prática a inclusão de um terceiro avaliador no processo, visando assegurar a qualidade dos artigos nela publicados.

Aceitação dos artigos: A RAD reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação do Editor e conselho Editorial e avaliadores ad hoc, que dispõem de plena autoridade para representá-los aos autores sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista. Neste caso, os referidos trabalhos serão reavaliados pelos consultores. Os resultados serão encaminhados aos autores através do endereço eletrônico informado no ato da submissão.

 

Periodicidade

A Revista Administração em Diálogo - RAD apresenta volumes anuais com periodicidade quadrimestral; sendo três números por ano. Atualmente a RAD apresenta-se em formato digital, onde o leitor pode facilmente efetuar buscas por temas, títulos, autores, além de possibilitar salvar os artigos em formato ".pdf" quando necessário, sem a necessidade de autorização prévia. Os volumes serão divididos em: n.1: Jan/Fev/Mar/Abr n.2: Mai/Jun/Jul/Ago n.3: Set/Out/Nov/Dez

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre “open access” ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, podendo os artigos serem lidos, descarregados, distribuídos, impressos ou pesquisados. Esta política também faz com que os autores interessados em divulgar suas pesquisas não sejam onerados em custos de submissão ou publicação.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração de Código de Ética e Boas Práticas

Objetivando contribuir para a qualidade da Revista Administração em Diálogo - RAD, este Código de Ética visa garantir confiabilidade e credibilidade para os autores, editores, avaliadores, leitores e todos os demais envolvidos na diponibilização do conhecimento científico.

Plágio e dados fraudulentos: Os autores devem declarar que os artigos são de sua própria autoria e que o material de terceiros eventualmente usado é referenciado e empregado de modo legítimo. Não será admitido plágio, falsificação ou fabricação de dados.

Publicação da mesma pesquisa em mais de um periódico: Os autores devem declarar que os artigos submetidos para avaliação e seu conteúdo essencial são inéditos e não estão em processo de avaliação por outra publicação.

Erros trabalhos publicados: Os autores que identificarem um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado deverá informar, imediatamente, o editor da revista e cooperar com o editor para corrigir o artigo.

Periodicidade de publicação por autor: Cada autor só poderá publicar seu artigo uma única vez por ano. Caso um autor tenha dois trabalhos aprovador, obrigatória mente deverá optar pela publicação de apenas um naquele ano.

Responsabilidades dos Autores:

1. Assegurar que todos os dados apresentados no artigo são reais e autênticos;

2. Assegurar que todos os autores contribuiram de maneira significativa no desenvolvimento da pesquisa;

3. Fornecer, quando necessário, correções ou retratações de erros cometidos.

Não será admitida a a inclusão de autores após a aceitação do artigo.

Eventualmente, os autores poderão ser convidados para serem avaliadores da revista.