Uma Análise da Comunicação em Atividades Complexas

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ana Maria Vieira Instituto tecnológico de Aeronáutica
  • Edson Keyso de Miranda Kubo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v14i3.11167

Palavras-chave:

Habilidades de Comunicação, Organizações de Alta Confiabilidade, Situações de Risco Extremo

Resumo

As organizações de alta confiabilidade são caracterizadas pelo alto nível de complexidade e de exposição contínua a riscos. Sob esse ambiente, observa-se o surgimento de estresse e de conflitos interpessoais que, para adequada gestão, demandam habilidades de comunicação. Esta pesquisa qualitativa, com delineamento documental, tem por objeto de estudo a comunicação documentada nos casos de incidentes e acidentes ocorridos na Aviação Civil, investigados pela Federal Aviation Administration e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. De acordo com dados das agências, deficiências na comunicação respondem por aproximadamente 80% das ocorrências. Contudo, os resultados da pesquisa, confirmam não haver carga horária suficiente de treinamento de habilidades de comunicação para atendimento específico de situações de extremo risco e de contínua pressão. O treinamento é mais focado em habilidades técnicas do que em habilidades sociais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Bel. Administração, Mestre em Administração PUCSP (1999), Doutorado em Engenharia de Produção (EPUSP, 2004), Pós-doutorado em Economia da Inovação (ITA, 2010)

Ana Maria Vieira, Instituto tecnológico de Aeronáutica

Comunicadora Social pelo IMES- SCS, Mestre em Segurança de Voo, pelo ITA de São José dos campos, 2010.

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduado em Administração Pública (UNESP, 1997), mestrado em Administração (Kobe University, Japão, 2001) e Doutorado em Administração (EAESP-FGV, 2011).

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

dos Santos, I. C., Vieira, A. M., & Kubo, E. K. de M. (2014). Uma Análise da Comunicação em Atividades Complexas. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 14(3). https://doi.org/10.20946/rad.v14i3.11167

Edição

Seção

Artigos