UTILIDADE PERCEBIDA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DE TRANSPORTE COLETIVO

Autores

  • Darci Schnorrenberger Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vinicius Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdirene Gasparetto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i2.12725

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar a utilidade percebida do planejamento orçamentário em empresas do setor de comércio varejista de materiais de construção e de transporte coletivo urbano, no auxílio à gestão. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali e quantitativa com aplicação de um questionário semiestruturado junto ao responsável pelo orçamento das empresas. Os resultados demonstram que: a) o planejamento é elaborado de forma distinta entre as empresas; b) diversos aspectos preconizados pela teoria também são utilizados nas empresas, tais como: projeção dos resultados e dos fluxos de caixa, análise contábil financeira, controles dinâmicos e diários, implantação da liderança, entre outros; c) a utilização dos recursos do planejamento orçamentário contribui para negociações mais eficientes com os diferentes públicos, resultando em melhorias na previsão de vendas, de compras, de investimentos, definição dos objetivos e fixação de metas, entre outros. Constatou-se que, mesmo em diferentes níveis e formas de uso, a maioria dos gestores considera o processo orçamentário um importante suporte e facilitador para gestão.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Darci Schnorrenberger, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Gestão de Negócios e Professor Adjunto do curso de Ciências Contabeis da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Vinicius Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Contador pela Universidade Federal de Santa Catarina

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Gestão de Negócios e Professor Adjunto do curso de Ciências Contabeis e dos Programas de Pós_graduação em Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Gestão de Negócios e Professora Adjunto do curso de Ciências Contabeis e do Programa de Pós_graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

Schnorrenberger, D., Martins, V., Lunkes, R. J., & Gasparetto, V. (2015). UTILIDADE PERCEBIDA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DE TRANSPORTE COLETIVO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(2). https://doi.org/10.20946/rad.v15i2.12725

Edição

Seção

Artigos