UTILIDADE PERCEBIDA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DE TRANSPORTE COLETIVO

Darci Schnorrenberger, Vinicius Martins, Rogério João Lunkes, Valdirene Gasparetto

Resumo


Este artigo tem por objetivo identificar a utilidade percebida do planejamento orçamentário em empresas do setor de comércio varejista de materiais de construção e de transporte coletivo urbano, no auxílio à gestão. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali e quantitativa com aplicação de um questionário semiestruturado junto ao responsável pelo orçamento das empresas. Os resultados demonstram que: a) o planejamento é elaborado de forma distinta entre as empresas; b) diversos aspectos preconizados pela teoria também são utilizados nas empresas, tais como: projeção dos resultados e dos fluxos de caixa, análise contábil financeira, controles dinâmicos e diários, implantação da liderança, entre outros; c) a utilização dos recursos do planejamento orçamentário contribui para negociações mais eficientes com os diferentes públicos, resultando em melhorias na previsão de vendas, de compras, de investimentos, definição dos objetivos e fixação de metas, entre outros. Constatou-se que, mesmo em diferentes níveis e formas de uso, a maioria dos gestores considera o processo orçamentário um importante suporte e facilitador para gestão.

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v15i2.12725

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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