A influência dos aspectos visuais das embalagens na formação das atitudes: um estudo no setor de alimentos

Vanessa Gabas Gárran, Francisco Antonio Serralvo

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo conhecer a possível influência das características visuais das embalagens de alimentos na formação das atitudes do consumidor, representadas pelos componentes cognitivo, afetivo e conativo. Para isso, optou-se por uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade a partir de uma amostra não probabilística, selecionada por conveniência. As doze consumidoras entrevistadas puderam falar dos atributos das embalagens que elas consideravam mais importantes e, a partir de tais resultados, foi possível interpretar as opiniões levantadas utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa sugerem que as características visuais das embalagens provocam opiniões, sensações e inferências a respeito dos atributos do produto, o que demonstra a ligação existente entre as cores, ilustrações, formatos, textos, desenhos e os demais aspectos visuais das embalagens e a formação das crenças, emoções e intenções comportamentais do consumidor. De forma geral, pode-se concluir que os atributos visuais das embalagens ajudam a formar as atitudes dos consumidores, a construir a imagem da marca, a formar conceitos sobre os fabricantes, a suportar outras ações promocionais, a comunicar e agregar valor ao produto.

Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Atitudes; Embalagem

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v14i2.12810

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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