ESTRATÉGIA POR DIFERENCIAÇÃO: UMA PROPOSTA DE VANTAGEM COMPETITIVA ATRAVÉS DO COMPOSTO DE MARKETING E VALOR SOCIAL

Autores

  • Ernani José Alves PUC - SP
  • Antonio Vico Mañas PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.2131

Resumo

Este artigo tem duas finalidades, a primeira é promover uma discussão sobre as estratégias genéricas de Porter (1986). Considerando o processo contínuo de transformações que o mercado passa, empresas precisam reagir em tempo real se quiserem efetivamente consolidar-se para um crescimento sustentável. A proposta de Porter (1986) baseia-se na escolha de apenas uma estratégia competitiva, seja por liderança em custo, diferenciação ou enfoque, contudo, este artigo traz alguns indicadores de que é possível as organizações adotarem estratégias combinadas, e que as mesmas nem sempre são exclusivas. Segundo, é propor a expansão de escopo da estratégia por diferenciação através da inclusão da liderança por custo e aspectos de responsabilidade sócio-ambiental como sendo as competências necessárias para a competitividade no mundo coorporativo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Ernani José Alves, PUC - SP

Mestrando em Administração pela PUC-SP, Pós-graduação em Enga. Econômica-financeira pelo IPEP – Inst. Pesquisa do Estado de São Paulo, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Bacharel em administração pela Universidade Anhembi Morumbi e Auditor Líder da Qualidade - NBR – ISO 9001: 2008 (IRCA – International Register Of Certicated Auditors and IQA – Governing Board of the Institute of Quality Assurance).

Antonio Vico Mañas, PUC-SP

Administrador de Empresas, Mestre em Administração, Doutor em Ciências Sociais, Pós-doutorado em Administração. Professor Titular da PUC-SP (Depto. de Administração e do Programa de Estudos Pós graduados em Administração).

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Publicado

2009-09-16

Como Citar

Alves, E. J., & Mañas, A. V. (2009). ESTRATÉGIA POR DIFERENCIAÇÃO: UMA PROPOSTA DE VANTAGEM COMPETITIVA ATRAVÉS DO COMPOSTO DE MARKETING E VALOR SOCIAL. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 10(1). https://doi.org/10.20946/rad.v10i1.2131

Edição

Seção

Artigos