Governança Corporativa em Organizações Públicas: Aplicação do Limpe na Mesorregião Centro-Ocidental Rio-Grandense

Autores

  • Schirlei Stock Ramos Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Luiza Paraboni Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.22873

Palavras-chave:

Governança Corporativa Pública, LIMPE, Balanced Score Card, Municípios.

Resumo

A demanda por mais Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência - LIMPE, nas ações governamentais, sobretudo, nos municípios está diretamente relacionada à questão do desenvolvimento das cidades. Todavia os limites surgem quando os atores envolvidos na governança pública não possuem conhecimentos adequados destes conceitos, resultando em impactos negativos na vida de todos os cidadãos. O estudo analisa a governança corporativa das prefeituras dos 31 municípios que compõem a mesorregião centro ocidental Rio-grandense a partir de um check-list transversal que avalia a governança corporativa tanto na perspectiva do LIMPE quanto na perspectiva do Balanced Score Card. Os dados revelaram que nos municípios pesquisados verifica-se apenas parcialmente a aplicação dos parâmetros pesquisados, sendo os referentes à legalidade os mais praticados. Na perspectiva do Balanced Score Card, os melhores resultados foram obtidos para a dimensão financeira e os piores para a Aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Schirlei Stock Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Luiza Paraboni, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda de Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Ramos, S. S., Vieira, K. M., & Paraboni, A. L. (2017). Governança Corporativa em Organizações Públicas: Aplicação do Limpe na Mesorregião Centro-Ocidental Rio-Grandense. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(1), 01–31. https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.22873

Edição

Seção

Artigos