Identificação de Riscos Corporativos no Ambiente de Valor de Instituições de Ensino Superior Privadas (IES)

Autores

  • Silvye Ane Massaini FEA-USP
  • Viviane Renata Franco de Oliveira FEA-USP
  • Fábio Lotti Oliva FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.23444

Palavras-chave:

Gestão de Riscos Corporativos, Instituição de Ensino Superior, Ambiente de Valor.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo compreender quais riscos corporativos podem ser identificados no ambiente de valor de instituições de ensino superior privadas (IES). O estudo classifica-se como descritivo e qualitativo, tendo como base a análise de entrevistas com gestores de duas diferentes instituições de ensino superior privadas. Os resultados demonstram que a nomenclatura e tipologia de riscos corporativos ainda é pouco clara aos profissionais responsáveis pela gestão das IES privadas. Além disso, percebeu-se que o risco mais evidenciado foi o risco legal, decorrente da relação com o Ministério da Educação; seguido pelo risco financeiro, ocasionado pela evasão e falta de alunos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvye Ane Massaini, FEA-USP

Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Gestão Estratégica de Projetos pela Faculdade de Administração da FAAP e Bacharel em Administração pela FAAP. Doutoranda em Administração de Empresas pela FEA/USP e professora da FAAP.

Viviane Renata Franco de Oliveira, FEA-USP

Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Vendas e Negociação pela Faculdade de Administração da FAAP e Bacharel em Administração pela FAAP e em História pela USP. Doutoranda em Administração de Empresas pela FEA/USP e professora da FAAP.

Fábio Lotti Oliva, FEA-USP

Livre-Docente pela FEA-USP, onde atua como professor associado. Coordenador de cursos de pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA)

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Massaini, S. A., Franco de Oliveira, V. R., & Oliva, F. L. (2017). Identificação de Riscos Corporativos no Ambiente de Valor de Instituições de Ensino Superior Privadas (IES). Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(1), 89–111. https://doi.org/10.20946/rad.v19i1.23444

Edição

Seção

Artigos