Influência de Aspectos da Racionalidade e da Personalidade Sobre a Ocorrência da Ilusão Contabilidade Mental

Autores

  • Alexandre Zanetta Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.23971

Palavras-chave:

Cinco grandes fatores, Escala de impulsividade, Contabilidade mental

Resumo

A ilusão cognitiva contabilidade mental ocorre quando o indivíduo separa seus recursos em função da origem. Essa forma de lidar com o dinheiro influencia negativamente a alocação de investimento, a ponto de diminuir a rentabilidade obtida. O objetivo central desse trabalho é verificar até que ponto a racionalidade é condição suficiente para distanciar o indivíduo desse viés. A contribuição inovadora do trabalho surge da investigação da influência de aspectos psicológicos na ocorrência da referida anormalidade. As informações foram obtidas através de experimento em laboratório realizado com 90 alunos dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB), através de questionário adaptado da literatura acadêmica. Os resultados indicam que os indivíduos mais racionais são igualmente acometidos pelo erro cognitivo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Zanetta, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN

Possui graduação em Ciência Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Especialização em Administração Financeira, Contábil e Controladoria pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1999), MBA em Finanças pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2010) pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é funcionário do Banco do Brasil S/A, onde atua no ramo de Risco e Controles e leciona disciplinas na área de Economia e Finanças para turmas de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Zanetta, A. (2016). Influência de Aspectos da Racionalidade e da Personalidade Sobre a Ocorrência da Ilusão Contabilidade Mental. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(3), 26–45. https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.23971