A influência do país de origem na percepção de valor dos consumidores brasileiros de produtos premium

Bruno Silveira Recchia, Kavita Miadaira Hamza, Marcos Roberto Luppe

Resumo


O presente artigo teve como objetivo identificar de que forma o país de origem das marcas pode influenciar a percepção de valor e na intenção de compra dos consumidores de produtos premium no Brasil. As pesquisas foram realizadas em duas etapas: exploratória e a experimental, onde buscou-se analisar diferentes aspectos relacionados as hipóteses do estudo. Os resultados indicam que, em ambas as situações de preço elevado e de omissão de preço, pode-se observar que há um aumento da percepção positiva acerca da qualidade do produto e um aumento das intenções de compra acerca do produto. Além disso, pode-se concluir que um preço elevado de fato reduz o efeito positivo de um país de origem de estereótipo positivo enquanto que nada ocorre em relação ao efeito negativo de um país de origem de estereótipo negativo.


Palavras-chave


Efeito País de Origem, Produtos Premium, Percepção do Consumidor

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v17i1.24022

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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