SIMBIOSE DE EXCELÊNCIA: A TERCEIRA GERAÇÃO DAS COBRANDS

Clotilde Perez, Pedro Hellin

Resumo


O presente artigo propõe uma discussão a respeito das parcerias entre marcas
caracterizadas como co-brands. Por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa
exploratória utilizando o método etnográfico, foi possível aprofundar o entendimento
sobre a construção de tais parcerias, bem como apresentar uma sistematização das ações e
segmentos de maior recorrência. As parcerias entre marcas reconhecidas não são uma
inovação em si, mas o que percebemos é que as estratégias atuais são bastante distintas.
Num primeiro momento a união entre marcas alicerçava-se na necessidade de redução de
custos. Posteriomente, vislumbravam o compartilhamento de componentes, peças,
distribuição, com o objetivo de ampliar a sinergia. O terceiro momento caracteriza-se
pela busca de qualidade e distinção máximas – a simbiose de excelência, que se
materializa em design sofisticado, exclusividade e diferenciação.

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2724

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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