SIMBIOSE DE EXCELÊNCIA: A TERCEIRA GERAÇÃO DAS COBRANDS

Autores

  • Clotilde Perez PUC - SP
  • Pedro Hellin GESC – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação e Cultura

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2724

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão a respeito das parcerias entre marcas caracterizadas como co-brands. Por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória utilizando o método etnográfico, foi possível aprofundar o entendimento sobre a construção de tais parcerias, bem como apresentar uma sistematização das ações e segmentos de maior recorrência. As parcerias entre marcas reconhecidas não são uma inovação em si, mas o que percebemos é que as estratégias atuais são bastante distintas. Num primeiro momento a união entre marcas alicerçava-se na necessidade de redução de custos. Posteriomente, vislumbravam o compartilhamento de componentes, peças, distribuição, com o objetivo de ampliar a sinergia. O terceiro momento caracteriza-se pela busca de qualidade e distinção máximas – a simbiose de excelência, que se materializa em design sofisticado, exclusividade e diferenciação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clotilde Perez, PUC - SP

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC SP. Professora da Escola de Comunicações e Artes - USP. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação e Cultura.

Pedro Hellin, GESC – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação e Cultura

Doutor em Comunicación y Información pela Universidad de Sevilla, Espanha. Licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense, Espanha. Professor associado da Universidad de Murcia, Espanha. É fundador da Rede Ibero Americana Imagens da Cultura/Cultura das Imagens. É pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação e Cultura.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Perez, C., & Hellin, P. (2010). SIMBIOSE DE EXCELÊNCIA: A TERCEIRA GERAÇÃO DAS COBRANDS. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 11(1). https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2724

Edição

Seção

Artigos