GESTÃO DE CARREIRA DE PROFESSORES: A RELAÇÃO COM A AÇÃO ESTRATÉGICA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Elza Fátima Rosa Veloso Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2739

Resumo

Atualmente a gestão de pessoas é influenciada pela crescente necessidade de competitividade imposta às organizações. As políticas adotadas nesse sentido, entre elas as ligadas à gestão de carreira, devem viabilizar o alcance de objetivos organizacionais. Embora tratar de educação seja diferente de tratar da produção de bens de consumo e de outros serviços, universidades privadas concorrem entre si pela conquista e manutenção de alunos. Com objetivo de ampliar a visão sobre a relação entre gestão de carreira e ação estratégica, é apresentado neste artigo um estudo exploratório que envolve esses dois temas. Foram realizadas em 2006 entrevistas semi-estruturadas com profissionais ligados ao curso de administração de uma instituição de ensino superior localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Entre os resultados, é possível destacar que a falta de um plano de carreira e de clareza quanto às oportunidades de desenvolvimento profissional podem impactar negativamente o alcance de objetivos ligados à área de atuação e, conseqüentemente, o alcance dos objetivos organizacionais. O levantamento da situação profissional dos entrevistados em 2008 mostra que tal lacuna implica ausência de avanço na carreira dos docentes na instituição.