A Influência da Precariedade na Atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para o Desenvolvimento de um Município do Rio Grande do Sul

Autores

  • Roberta Silva de Camargo Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0002-7396-0630
  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Altieres de Oliveira Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i1.35031

Palavras-chave:

Precariedade, Desenvolvimento Municipal, Gestão Pública.

Resumo

Este trabalho busca apresentar contribuições acerca de uma das questões que influenciam o desenvolvimento municipal sob a ótica da gestão pública: a precariedade. Assim, elege como objetivo avaliar, a partir de ações do secretariado no período correspondente às gestões de 2009 a 2016 da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de um município do Rio Grande do Sul, de que forma a condição de precariedade influencia na consecução de planos propostos para esse município nesse período. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, estratégia de estudo de caso e constatou que o secretariado está sujeito à precariedade, a qual influencia o desenvolvimento municipal a partir das ações do secretariado e pode ser superada quando possibilita o alcance de resultados propostos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Silva de Camargo Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2018), Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado desde 2010, Coordenadora do Grupo de Pesquisa (2016) "Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015).

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); realizou curso de Especialização em 2014 em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC (SC); atualmente é graduando da 7 fase do curso de Secretariado Executivo da UFSC e membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado - PPGSec da UFSC.

Altieres de Oliveira Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-graduação in Master Project Management pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2013). Faz parte da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) desde 2012. Foi coordenador Editorial dos eventos internacionais: Congreso Iberoamericano de Turismo y Responsabilidad Social organizado pela Universidade da Coruña (2016) , VII Taller Latino-Iberoamericano de Investigación Operacional (2016) e Tourism & Management Studies International Conference (2016). Editor executivo da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (Qualis B1) editada pela Universidade de Brasilia. Já participou do desenvolvimento e Indexação de 25 periódicos científicos que operam por meio do sistema OJS (Open Journal System), software livre que foi customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) no Brasil. Possui experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: bases de dados bibliográficas, periódicos eletrônicos , sistemas de editoração eletrônica (SEER), Open Journal Systems (OJS), CrossRef Cited-by Linking, normatização de periódicos científicos, indexação de periódicos, metadados XML e comunicação científica, inserção e configuração do sistema DOI - Digital Object Identifier, visibilidade internacional de periódicos e ferramentas computacionais para identificação de plágio científico (Crosscheck). Adicionalmente, participou no preenchimento do Aplicativo para Proposta de Curso Novo (APCN/CAPES) dos seguintes cursos: Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS), Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde (MPA-GSS) e do Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte (MPA/GE). Atualmente, é Analista Editorial dos periódicos científicos (Open Access): Revista Brasileira de Marketing (B1); Revista de Gestão e Projetos (B2); Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (B2); Revista Ibero-americana de Estratégia (B2); Revista de Gestão em Sistemas de Saúde (B3); PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review (B3); Revista Inovação, Projetos e Tecnologias (B3) e International Journal of Innovation (B2).

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Corrêa, R. S. de C., Martins, C. B., Snoeijer, E., & Silva, A. de O. (2018). A Influência da Precariedade na Atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para o Desenvolvimento de um Município do Rio Grande do Sul. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(1), 40–56. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i1.35031

Edição

Seção

Artigos