A Produção da Subjetividade a Partir da Análise do Perfil Profissional Presente na Revista HSM Management

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v21i1.37031

Palavras-chave:

Psicologia, Subjetividade, Análise do Discurso, Perfil Profissional

Resumo

Este artigo analisa como o perfil de profissional de alto desempenho foi disseminado pela revista HSM Management a partir das publicações entre 1997 e 1999. Adotou-se o conceito de subjetividade a partir de autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari e Suely Rolnik, além de valer da análise foucaultiana do discurso. Observou-se que através de diferentes artigos publicados, a revista buscou traçar um perfil de trabalhador para o mercado de trabalho do século XXI. Concluiu-se que, entre outras características, esse trabalhador deveria ser capaz suportar as exigências de um mercado de trabalho flexível além de deter a capacidade de avaliar-se continuamente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Professor na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Daniela Midori Taguchi Dias, niversidade Estadual de Maringá – UEL

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEL.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Silva, R. B., & Dias, D. M. T. (2019). A Produção da Subjetividade a Partir da Análise do Perfil Profissional Presente na Revista HSM Management. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 21(1), 01–24. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v21i1.37031

Edição

Seção

Artigos