Análise Bibliométrica de Pesquisas Teóricas e Empíricas sobre E-Atmospherics

Angélica Nascimento de Oliveira, Jonathan Jones dos Santos Pereira, Carlos Manoel Lopes Rodrigues

Resumo


A literatura em estratégia mercadológica sugere que o conceito de atmospherics, tradicionalmente restrito ao ambiente físico da loja, também pode ser aplicado ao contexto digital, modulando o comportamento dos consumidores no e-commerce. Este trabalho realizou, portanto, uma análise bibliométrica de artigos teóricos e empíricos (nacionais e internacionais) publicados nos últimos 16 anos na temática de e-atmospherics, utilizando cinco bases eletrônicas de periódicos. Foram identificados 27 artigos cuja análise das variáveis bibliométricas adotadas para este estudo (ano, abordagem, delineamento, instrumentos, quadro teórico e origem) não identificaram associações significativas, sugerindo que, mesmo possuindo importância teórica e estratégica, pouco tem sido pesquisado, desenvolvido e aplicado nesta temática. Ressalta-se, especialmente, a incipiência de trabalhos na área conduzidos em um contexto brasileiro.


Palavras-chave


E-atmospherics; Web Atmospherics; Bibliometria; Comportamento do Consumidor; Comportamento On-line

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v21i1.37681

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Flag Counter

Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

Apoio: