A PLATAFORMA LATTES COMO MODELO DE PADRONIZAÇÃO DE CURRÍCULO EM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Autores

  • Carla Daiane Silva Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Carlos Eduardo Silva Instituto Socioambiental Árvore

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v12i3.3890

Resumo

A busca constante por emprego por parte de candidatos, e a oferta constante de vagas do lado das organizações, trazem um grande desafio para os processos de recrutamento e seleção de pessoal: a padronização do currículo. No contexto destas discussões, o objetivo geral deste estudo foi o de identificar na literatura as discussões sobre padronização de currículo nos processo de recrutamento e seleção das organizações, e alinhar as demandas dos currículos com as ofertas da Plataforma Lattes, percebendo neste comparativo a viabilidade de uso deste modelo nesses processos. A metodologia foi baseada em coleta de dados bibliográficos, em livros e artigos científicos. Como resultados, foram identificados os requisitos de itens a serem contemplados nos modelos de currículos, defesas feita por autores de referências. Portanto, de acordo com a pesquisa, é possível concluir que é viável a utilização do formulário padrão nas organizações, esse formulário diz respeito à Plataforma Lattes, visto que seus requisitos no preenchimento do currículo atende a todos os requisitos citados como indispensável pelos autores, sendo ainda uma plataforma gratuita, segura, confiável e completa, pois ela abrange toda a vida pregressa do indivíduo, na qual as organizações poderiam estar adotando como requisito em seus processos de recrutamento e seleção.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Daiane Silva Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

É graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Cursa Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). É Fundadora e Diretora Administrativa do Instituto Socioambiental Árvore. Atua ainda como Diretora da Metamorfose Consultores Associados.

Carlos Eduardo Silva, Instituto Socioambiental Árvore

É autor do Dicionário de Meio Ambiente e de diversos artigos científicos. Possui graduação em Administração (FASE), graduação em andamento em Ciências Biológicas (UFS), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), é mestrando em Agroecossistemas (UFS). Atua profissionalmente como CEO da Metamorfose Consultores Associados e consultor credenciado do SEBRAE Sergipe. É Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo, e presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental Árvore. Atua ainda como editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Santos, C. D. S., & Silva, C. E. (2010). A PLATAFORMA LATTES COMO MODELO DE PADRONIZAÇÃO DE CURRÍCULO EM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 12(3). https://doi.org/10.20946/rad.v12i3.3890

Edição

Seção

Artigos