Orientação para o Mercado em Organização sem Fins Lucrativos

Autores

  • Célia Regina Bigossi Vicente Fucape Business School
  • Fabíola Loyola Provedel Toscano Fucape Business School e UCL - Faculdade do Centro Leste
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Sarah Venturim Lasso Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i2.21112

Resumo

O objetivo deste estudo foi entender o grau de orientação para o mercado em uma instituição brasileira sem fins lucrativos. A metodologia empregada foi uma pesquisa por e-mail institucional com 141 funcionários. O instrumento de coleta de dados foi elaborado utilizando-se a escala MARKOR (KOHLI; JAWORSKI; KUMAR, 1993). Os resultados constataram uma boa capacidade de geração de informações de mercado e mediana capacidade de resposta. A disseminação de informações de mercado dentro da organização ficou abaixo das expectativas. O desafio atual dos gestores é oportunizar a melhoria da disseminação interna das informações recolhidas junto ao mercado, coordenando, assim, uma melhor resposta a sociedade, viabilizando a perpetuidade da instituição.

 

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Biografia do Autor

Célia Regina Bigossi Vicente, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas

Fabíola Loyola Provedel Toscano, Fucape Business School e UCL - Faculdade do Centro Leste

Mestre em Administração e Professora da UCL - Faculdade do Centro Leste

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Doutro em Administração

Sarah Venturim Lasso, Fucape Business School

Mestranda em Administração de Empresas pela Fucape Business School

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Publicado

2016-03-09

Como Citar

Vicente, C. R. B., Toscano, F. L. P., Mainardes, E. W., & Lasso, S. V. (2016). Orientação para o Mercado em Organização sem Fins Lucrativos. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(2), 144–160. https://doi.org/10.20946/rad.v18i2.21112

Edição

Seção

Artigos