Avaliação qualitativa dos conceitos de sistemática filogenética em livros didáticos do ensino médio
Resumo
Os livros didáticos são os grandes difusores de conhecimento na realidade escolar, sendo instrumento base para alunos e professores. O presente trabalho objetivou a análise qualitativa dos conteúdos referentes à Sistemática Filogenética de oito livros didáticos aprovados pelo PNLDEM. Uma ficha de análise foi elaborada e, após a separação e leitura dos conteúdos, foi preenchida o que possibilitou a verificação da temática nos livros didáticos. Todos os livros analisados apresentaram esse tema de alguma forma,com diferentes níveis de detalhamento, com definições corretas das terminologias. Alguns equívocos quanto ao tema foram encontrados, mas em minoria. Dessa forma, ainda se fazem necessárias contínuas análises dos conteúdos dos livros didáticos de forma a garantir a qualidade e veracidade das informações de conteúdo biológico.
Palavras-chave: ensino; biologia; filogenia; cladograma.
ABSTRACT
Textbooks are the major knowledge diffusers in schools, working as the basis for students and teachers. This paper aims to make a qualitative analysis regarding contents related to Phylogenetic Systematics on eight textbooks approved by PNLDEM. An analysis form was prepared and after content allotment and reading, it was filled, allowing verification of the subject in textbooks. Every analyzed book showed this theme somehow with different levels of detail, with correct definitions for terminology. Some misunderstandings about the topic were found, but in minority. So, continuous analysis of textbook contents is still needed to ensure quality and accuracy of information regarding biology.
Keywords: education; biology; phylogeny; cladogram.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, I. A; MEGID NETO, J. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, Campinas, n.2, p. 13-14, jun.1997.
AMORIN, D. S. et al. Diversidade biológica e evolução: uma nova concepção para o ensino de Zoologia e Botânica no segundo gra. In: BARBIERI, M. et al. A construção do conhecimento do professor. Ribeirão Preto: Holos Editora/ FAPESP, 2001. p. 41-49.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf)
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Biologia. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
FRANCO, M.L.P.B. O livro didático e o Estado. ANDE, ano I, nº5, p. 19-24,1992)
MARANDINO, M. ; SELLES, S. E. ; FERREIRA, M. S. . Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 215 p.
NETO, J.M; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v.9, n.2, p. 147-157, 2003.
NUÑEZ, I. B; RAMALHO, Betânia Leite ; SILVA, I. K. P. da ; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación (Online), http://www.rieoei.org/did_mat1.htm, v. -, p. 1-15, 2003.
SANTOS, C. M. D. ;CALOR, A. R. . Ensino de Biologia Evolutiva utilizando a estrutura conceitual da Sistemática Filogenética I. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 1, p. 1-8, 2007a.
SANTOS, C. M. D. ;CALOR, A. R. . Ensino de Biologia Evolutiva utilizando a estrutura conceitual da Sistemática Filogenética II. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 2, p. 9-16, 2007b.
SOUTO, E. ; VASCONCELOS, S. D. O livro didático de ciências no Ensino Fundamental – Proposta de critérios para análise do conteúdo Zoológico. Ciência e Educação (UNESP), Bauru - SP, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
________. Biologia como ideologia. Ribeirão Preto: Funpec, 2001. LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.
RODRIGUES, M.E; JUSTINA, L.A. D; MEGLHIORATTI, F.A. O conteúdo de sistemática e filogenética em livros didáticos do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.2, p. 65-84, 2011.
Comentários sobre o artigo
por HILMAN AWALUDIN (2018-08-15)
por Mable Wetherspoon (2018-08-24)
por Bridgett Annand (2018-08-24)
por Margot Dartnell (2018-08-25)
por Gerald Bosch (2018-08-25)
por Louella Springthorpe (2018-08-25)
por Irma Skidmore (2018-08-26)
por Angus Pigot (2018-08-27)
por Steffen Ault (2018-08-27)
por Karolyn Stout (2018-08-27)
por Sven Low (2018-08-27)
por Lucia Becher (2018-08-27)
por Jose Schaaf (2018-08-27)
por Buster Blazer (2018-08-27)
por Alfonzo Applegate (2018-08-27)
por Brenton Bromley (2018-08-27)
por Darcy Cosby (2018-08-27)
por Diane Quong (2018-08-28)
por Reggie Keen (2018-08-28)
por Zita Beazley (2018-08-28)
por Jaxon Baudin (2018-08-28)
por Elyse Gallant (2018-08-28)
por Lorena Spinks (2018-08-28)
por Gerard Adamson (2018-08-28)
por Glinda Lampman (2018-08-28)
por Julio Hudgens (2018-08-28)
por Julio Connely (2018-08-29)
por Emmanuel Weinberg (2018-08-29)
por Jana Nimmo (2018-09-03)
por Davida Burley (2018-09-03)
por Leonore Shiels (2018-09-03)
por Cathleen Wetzel (2018-09-04)
por Lois Elkins (2018-09-04)
por Rosaria Steward (2018-09-04)
por Dan Atkins (2018-09-04)
por Troy Gertz (2018-09-04)
por Gino Partee (2018-09-04)
por Wesley Spargo (2018-09-04)
por Ona Fulton (2018-09-05)
por Bernard Rangel (2018-09-05)
por Derrick Oxenham (2018-09-13)
por Trey Figueroa (2018-09-18)
por Britney Brereton (2018-09-18)
por Fred Wilken (2018-09-18)
por Adam Mcnulty (2018-09-18)
por Tod Stocks (2018-09-18)
por Maude Khan (2018-09-18)
por Micaela Cottee (2018-09-18)
por Travis Maxie (2018-09-19)
por Mohammed Reveley (2018-09-19)
por Preston Benedict (2018-09-19)
por Agustin Deberry (2018-09-19)
por Steve Harvey (2018-09-19)
por Alba McCourt (2018-09-19)
por Audry Morales (2018-09-19)
por Francisca Knowlton (2018-09-19)
por Celinda Rodriguez (2018-09-19)
por Angel Chiaramonte (2018-09-20)
por Ethan Oconnor (2018-09-20)
por Ramon Lynn (2018-09-20)
por Rodrick Mcnutt (2018-09-21)
por Rudy Darrington (2018-09-27)
por Erik Clamp (2018-10-06)
por Mel Mayers (2018-10-13)
por Faith Hunley (2018-10-20)
por Aurelia Janney (2018-10-24)
por Darren Snyder (2018-10-24)
por Susanna Bosch (2018-10-24)
por Armando Lemus (2018-11-01)
por Cliff Stanton (2018-11-01)
por Keith Bracken (2018-11-01)
por Judson Jamison (2018-11-02)
por Janeen Bonnor (2018-11-02)
por Gavin Lincoln (2018-11-02)
por Hai Schneider (2018-11-17)
por Sherlyn Wilhite (2018-11-20)
por Joni Loos (2018-11-27)
por Cecil Harada (2018-11-29)
por Melinda O'Ferrall (2018-11-30)
por Cecil Harada (2018-11-30)
por Isla Humphreys (2018-11-30)
por Cecil Harada (2018-12-01)
por Cecil Harada (2018-12-01)
por Cecil Harada (2018-12-01)
por Veda Marquardt (2018-12-02)
por Pearlene Spruill (2018-12-02)
por Cecil Harada (2018-12-04)
por Kacey Beverly (2018-12-20)
por Karl Coughlan (2019-01-10)
por Laurence Rogers (2019-01-19)
por Drew Merriman (2019-01-29)
por Alannah Eales (2019-01-29)
por Brady Massey (2019-01-29)
por Santo Siddons (2019-01-29)
por Emanuel Bagley (2019-02-07)
por Wanda Rintel (2019-02-07)
por Caleb Donahue (2019-02-07)
por Alina Kemble (2019-02-07)
por Maynard Moffit (2019-02-08)