Estudo sobre a esquistossomose no Município de Maiquinique-Ba: o conhecimento dos alunos e a prática escolar

Rafael Almeida Araújo Alves, Magno Clery Palma Santos

Resumo


Essa pesquisa teve o objetivo de conhecer a relação entre o conteúdo trabalhado sobre a esquistossomose em sala de aula e a realidade dos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental II. Foram utilizados questionários direcionados aos alunos e entrevista semi-estruturada para os professores de Ciências e a gestão do Programa de Combate à Esquistossomose do município (PCE). Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Percebeu-se que o conhecimento possuído pelos alunos é muito limitado e a forma como o conteúdo é trabalhado, com aula expositiva auxiliada pelo livro didático, além da falta de ações em parceria com os sujeitos do PCE promovem uma distância entre o conhecimento técnico a respeito da Esquistossomose e a realidade local não contribuindo para adoção de hábitos e atitudes que visem à melhoria na qualidade de vida.

Palavras-chave


Educação; Shistosoma mansoni; Meio Ambiente

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