Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REDECA é um periódico do Departamento de Ciências Contábeis em conjunto com o Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos, criada nas instâncias desses departamentos que são vinculados à Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA/PUC-SP), no ano de 2014. Objetiva essencialmente a divulgação de trabalhos, contribuições e pesquisa originais em Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos com vertentes em três seções básicas:

- Área de Pesquisa pura, destinada a pesquisadores, acadêmicos;

- alunos de graduação ou graduados dos cursos de latu sensu, com pesquisas e trabalhos relevantes, indicados por orientadores de trabalhos de conclusão de curso ou de projetos científicos;

- e Área Profissional e Tecnológica, destinada a trabalhos de profissionais da área de ciências afins que apresentam contributos importantes ao desenvolvimento do arcabouço teórico e prático das ciências objeto da revista.

 A periodicidade da Revista é semestral com duas edições no ano.

A Revista é uma publicação de acesso aberto e gratuita para autores e leitores 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelos Editores. Se estiverem dentro das normas da revista, serão encaminhados à avaliação de dois ou mais membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto do(a) parecerista.

 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Estatuto da Revista

ESTATUTO DA REVISTA DOS DEPARTAMENTOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS & ATUÁRIA E MÉTODOS QUANTITATIVOS

1. Da Revista dos Departamentos de Ciências Contábeis e de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA)

 

Art. 1º A revista é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e de Atuária e Métodos Quantitativos, criada nas instâncias desses departamentos da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA-PUC/SP), no ano de 2014.

A revista foi aprovada nas respectivas instâncias desses departamentos.

 

2. Dos Objetivos da REDECA

 

Art. 2º A Revista objetiva essencialmente a divulgação de trabalhos, contribuições e pesquisa originais em Ciências Contábeis é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e de Atuária e Métodos Quantitativos com vertentes em três seções básicas: - Área de Pesquisa pura, destinada a pesquisadores, acadêmicos – alunos de graduação ou graduados dos cursos de latu sensu, com pesquisas e trabalhos relevantes, indicados por orientadores de trabalhos de conclusão de curso ou de projetos científicos; e por fim Área Profissional e Tecnológica, destinada a trabalhos de profissionais da área de ciências afins que apresentam contributos importantes ao desenvolvimento do arcabouço teórico e prático das ciências objeto da revista.

 

3. Do Comitê Editorial

 

Art. 3º A REDECA será administrada por um Comitê Editorial (CE) composto por 14 (quatorze) membros com mandatos de acordo com os anos a seguir:

  • Chefe de Departamento (um de cada departamento) – dois anos
  • Coordenador de Curso (um de cada departamento) – dois anos
  • Professores doutores (dois de cada departamento) – quatro anos
  • Coordenador Editorial (um de cada departamento) (quatro anos, alternando-se no cargo de coordenador o professor de cada departamento e o vice-coordenador. O departamento que não estiver na coordenação será aquele que deverá estar na vice-coordenação)
  • Membros externos (quatro membros) – quatro anos

§ 1º - Os membros externos a que se refere o caput do Art. 3º devem ser pesquisadores em atividades reconhecidas pela comunidade científica.

§ 2º - Os coordenadores Editoriais escolherão um assistente editorial que os auxiliará nas tarefas suscitadas.

§ 3º - Os cargos podem ser reconduzidos após o período da gestão, observando-se a eleição ocorrida nos respectivos departamentos.

Art. 4º Os membros do Comitê Editorial (CE) da REDECA serão eleitos pelos Departamentos Integrantes da Revista.

Parágrafo único – em caso de interrupção de mandato, por qualquer motivo, os demais membros do Conselho Editorial elegerá um substituto para cumprir o restante do correspondente mandato.

Art. 5º A cada 2 (dois) anos o CE é previsto um Corpo de Pareceristas (CP), constituído de pelo menos 20 (vinte) membros, indicados pelo CE proveniente do quadro de professores dos departamentos e membros externos.

Parágrafo único – os membros do CP deverão ser pesquisadores e/ou professores de reconhecida qualificação científica, nas áreas de contabilidade, atuária e métodos quantitativos, escolhidos e indicados pelo CE de forma a abranger, na medida do possível todas as áreas do escopo da revista.

 

4. Das atribuições do Comitê Editorial e seus membros

 

Art. 7º São atribuições do CE:

a)     Manter um alto padrão de qualidade científica para a Ciência Contábil e Ciência Atuarial e de Métodos Quantitativos;

b)     Escolher os membros do Comitê Editorial;

c)      Deliberar sobre a aceitação dos artigos submetidos mediante parecer do CP;

d)     Elaborar e atualizar a política editorial da REDECA submetendo-a assembleia do CE para aprovação;

e)     Submeter à aprovação dos membros do CE qualquer modificação de formato da REDECA;

f)       Responsabilizar-se pelo processo de seleção e edição dos artigos a seres publicados na REDECA;

g)     Responsabilizar-se pelo processo de divulgação da REDECA;

h)     Deliberar sobre orçamento e destinação de verbas quando houver doações.

Art. 8º São atribuições dos Coordenadores:

a)     Apresentar relatórios estatísticos das atividades da REDECA nas reuniões do Comitê Editorial;

b)     Representar a Revista junto aos Congressos e a qualquer outro foro pertinente;

c)      Convocar as reuniões do CE ou de grupo de tarefas ad hoc;

d)     Abrir e movimentar contas bancárias de eventuais doações com prestação de contas;

e)     Indicar e nomear membros do CE para exercerem tarefas específicas dentro do escopo de atuação que lhe confere este regimento.

 

5. Das Modificações deste Regimento

Art. 9º Este regimento poderá ser modificado a qualquer momento por deliberação votada e aprovada pela metade mais um dos membros do Comitê Editorial.

 

6. Disposições Gerais e Transitórias

 

Art. 10º Na constituição de Comitê Editorial de 2014 serão indicados os membros para os CE e CP, observando-se a última eleição transcorrida para os respectivos mandatos, disposto no Art. 3º.

Art. 11º Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos nos Departamentos, mediante as Assembleias composta por membros dos dois departamentos.

 

Pagamento de taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Redeca.

 

Sobre direitos autoriais

Só é permitido o download dos trabalhos publicados e o compartilhamento desde que atribuam crédito ao(s) autor(es), mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND.