A Catedral Metropolitana de São Paulo por Maximilian Emil Hehl (1891-1916): História, arte e ecletismo na arquitetura sacra paulistana.

Autores

  • Marcos Eduardo Melo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2014v8i13p4-15

Palavras-chave:

História da arte sacra, São Paulo, Catedral da Sé, Maximilian Emil Hehl, Neo-gótico

Resumo

O presente trabalho reúne a bibliografia recente acerca da Catedral da Sé, considerada sob o prisma do estudo da História da arte sacra em São Paulo. Após ressaltar alguns dados funcionais, históricos e estilísticos sobre o edifício idealizado pelo Arcebispo brasileiro Dom Duarte Leopoldo e Silva (1867-1938), e projetado pelo engenheiro alemão Maximilian Emil Hehl (1861-1916), serão destacados os aspectos artísticos mais relevantes da arquitetura e das obras de arte reunidos em um dos principais edifícios sacros paulistanos. O artigo também destaca a Catedral de Sé em sua conexão com a História da cidade e da Arquidiocese de São Paulo.

Biografia do Autor

Marcos Eduardo Melo dos Santos

O autor é graduado em filosofia e teologia pela Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), de Medellín, e mestrando em teologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Participa dos grupos de Pesquisa República das Letras e Dimensões Proféticas do Antigo Israel.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS