Ética da alteridade e judaísmo em Emmanuel Levinas e implicações para a religião e para os direitos humanos

Autores

  • Abimael F. Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2015v9i16p60-74

Palavras-chave:

Levinas, Outro, Mesmo, Ontologia, Religião

Resumo

Emmanuel Levinas é de origem judaica; nascido na Lituânia, viveu, pela sua condição de judeu, os horrores da Segunda Guerra Mundial. A sua proposta ética encontra raízes no ambiente judaico, o que lhe proporciona uma dura crítica ao pensamento ocidental que, segundo ele, em vez de propor uma ética, propôs uma filosofia do poder. Para ele, a ética precede não somente a Filosofia, como também a Teologia e os Direitos Humanos, de modo que a implicação do pensamento de Levinas à religião e aos Direitos Humanos é colocar a relação, o encontro com o Outro como anterior a qualquer tematização para guardar a ética e evitar resumir o Outro no Mesmo.

Biografia do Autor

Abimael F. Nascimento

Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-SP (2013)Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Fortaleza-CE

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ARTIGOS