O ENCONTRO ENTRE AS RELIGIÕES NA PERSPECTIVA DA ESPERANÇA EM JÜRGEN MOLTMANN

Autores

  • Tiago de Fraga Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Janaina Santos Reus Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2018v12i22p78-88

Palavras-chave:

Encontro, Esperança, Religiões, Eschaton, Moltmann

Resumo

O presente artigo pretende abordar como tema o encontro entre as religiões na perspectiva da esperança em Jürgen Moltmann. Em um primeiro momento, percebe-se que diante dos graves problemas que afetam a sociedade hodierna, faz-se necessária uma colaboração entre as diferentes religiões, o que só será possível se houver uma perspectiva de mudança que tenha por base a esperança na transformação da realidade atual. Em um segundo momento, discute-se a necessidade de uma teologia da esperança que mude os pensamentos e construa novas perspectivas desde a fé, e que fortaleça os vínculos colaborativos de todos aqueles que almejam o mesmo ideal de edificação de um mundo alternativo, onde haja justiça e paz. Um terceiro momento terá como base o seguinte questionamento: a partir do eschaton, que outro mundo é possível edificar? Como tese, buscar-se-ão no pensamento de Moltmann as razões para entender que no eschaton o que une prevalece sobre o que divide, pois as urgências de transformação superam as divergências, sendo fundamental a perspectiva da esperança como lente desde a qual é possível vislumbrar um encontro colaborativo entre as religiões.

Biografia do Autor

Tiago de Fraga Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Teologia pela PUCRS com estágio sanduíche pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha. Mestre em Teologia pela PUCRS. Bacharel em Teologia pela PUCRS. Bacharel em Filosofia pela PUCRS. Bolsista da CAPES.

Janaina Santos Reus Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Teologia pela PUCRS. Especialista em Psicopedagogia pela UNIASSELVI. Licenciada em Geografia pela UNISC. Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2019-01-09

Edição

Seção

ARTIGOS