Invited Paper – Um passo atrás: minha caminhada em Psicologia da Religião

Autores

  • Geraldo José de Paiva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i1a2

Palavras-chave:

Psicologia da Religião, Docência em Psicologia da Religião, Pesquisa em Psicologia da Religião, GT Psicologia & Religião, Perspectivas futuras em Psicologia da Religião.

Resumo

Inspirado por Taking a Step Back, organizado por Belzen e Wikström, e por Psychology of Religion: Autobiographical Accounts, de Belzen, revejo meu percurso em Psicologia da Religião: início do interesse, a influência de Heider, a disciplina na pós-graduação e na graduação, o estágio de pós-doutoramento em Louvain-la-Neuve, o contato com eminentes pesquisadores europeus, a orientação de mestrados e doutorados na área, a criação do Grupo de Trabalho (GT) “Psicologia & Religião”, da ANPEPP e do Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), as pesquisas apoiadas pelo CNPq, a participação em congressos nacionais e internacionais, a aquisição de livros e periódicos de Psicologia da Religião para a Biblioteca do IPUSP. Apresento, em seguida, tópicos que gostaria de ter encaminhado de outra forma, senão no passado, para o futuro, se não meu, de quem se interessar pelo tema.

Biografia do Autor

Geraldo José de Paiva, Universidade de São Paulo

Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-05-01