Inglês Instrumental na Universidade: A experiência de trabalhar, em uma mesma sala de aula, com um público de diversas áreas

Autores

  • Patricia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

ensino de linguas

Resumo

O inglês instrumental decorre do enfoque que o aluno necessitará desenvolver. Aimplantação da disciplina Inglês Instrumental voltada para o desenvolvimento das habilidades deleitura, foi adotada, de forma obrigatória, pelos vinte cursos oferecidos em uma UniversidadePública. A questão central vem a ser que os alunos são agrupados em determinadas turmas,tornando-as heterogêneas no âmbito do conhecimento linguístico da língua e na área de atuação.Considerando que um dos preceitos do ensino de línguas instrumental é direcionar as aulas e osmateriais para a área de atuação do aluno, essa heterogeneidade passa a ser um complicador para aorganização e seleção do material. O desafio consiste em promover o desenvolvimento dehabilidades de leitura que perpassam a interação entre leitor, texto e contexto para melhorar aaprendizagem e o uso instrumental da língua mesmo que não diretamente ligado à área de atuação,sem causar um sentimento de frustração nos alunos envolvidos no processo. Apresentam-se, nesteartigo, alternativas utilizadas para minimizar esta diversidade. Os resultados têm se mostradopositivos, na medida em que os alunos percebem que o processo de ensino/aprendizageminstrumental possui características diferenciadas e que demanda uma postura autônoma por partedos aprendizes.

Biografia do Autor

Patricia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras

trabalho na universidade federal de lavras, no departamento de ciencias humanas, atuando no curso de letras e com ingles instrumental para todos os cursos da universidade. trabalho de mestrado e doutoradoo com o foco na formação de professores para a utilização das tecnologias.

Downloads

Publicado

2013-09-07

Edição

Seção

Artigo / Edição InPLA