CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: DOSSIÊ N.69

DOSSIÊ No. 69: Fronteiras, sertões e território

Submissões: 30/04/2020 e 30/06/2020

Publicação: Dezembro/2020

Responsáveis pelo dossiê: A organização do dossiê estará a cargo dos professores doutores Alberto Luiz Schneider (PUC-SP) e José Rogério Beier (LECH-USP).

 

 

EMENTA

Este dossiê tem por objetivo reunir um conjunto de trabalhos que discutam e articulem as escorregadias e movediças categorias de fronteiras, dos sertões e do território a partir de abordagens interdisciplinares. Interessa-nos receber contribuições de profissionais de diferentes perspectivas teóricas e temáticas, de diversas regiões do país e do exterior, bem como abordem múltiplos período históricos.

Os significados de “fronteira”, “sertão” e “território” não são unívocos. Logo se impõe a tarefa de refletir sobre discursos e práticas que conferem sentidos e servem de base para disputas territoriais e a constituição de novas fronteiras. Cada uma delas, analisadas isoladamente ou em conjunto, segue sendo discutida no universo acadêmico como objetos dos mais diversos âmbitos das ciências humanas no esforço de interpretar o Brasil e sua formação histórica, bem os outros países das Américas.

Com esse dossiê, a Revista Projeto História, da PUC/SP abre-se para contribuições que possam enriquecer o debate acerca da territorialidade através das reflexões propostas pelos acadêmicos do país e do exterior.

Os textos serão recebidos até o dia 30/06/2020 pelo sistema eletrônico da Revista. A publicação do dossiê deverá ocorrer até dezembro de 2020.