A convergência entre a política industrial, de ciência, tecnologia e de inovação: uma perspectiva neoschumpeteriana e a realidade brasileira a partir dos anos 90

Autores

  • Ednilson Silva Felipe
  • Alessandro de Orlando Maia Pinheiro
  • Márcia Siqueira Rapini

Palavras-chave:

Política Industrial, Política de Inovação, Economia Brasileira

Resumo

O artigo mostra que as possibilidades de capacitação inovativa da economia dependem da convergência entre as políticas industrial, de ciência e tecnologia e de inovação, que não é, porém nem natural nem automática. Essa convergência depende da compreensão da natureza, objetivos e instrumentos que podem ser criados de forma a estabelecer uma ‘divisão do trabalho’ entre elas. A política de ciência e tecnologia se volta para a criação de conhecimento (básico e aplicado) que deve permear as decisões empresariais. A política de inovação cria os incentivos para a combinação, pela firma, de tais conhecimentos, visando o aproveitamento de oportunidades percebidas no âmbito da produção e dos serviços e serem validadas pelos mecanismos de mercado. Dadas essas premissas, o artigo prossegue buscando identificar no caso brasileiro, na década de 90 e no período recente, indícios da existência (ou da falta) dessa convergência e as conseqüências para o sistema de inovação brasileiro.

Biografia do Autor

Ednilson Silva Felipe

Doutorando em Economia – Instituto de Economia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alessandro de Orlando Maia Pinheiro

Doutorando em Economia – Instituto de Economia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Márcia Siqueira Rapini

Doutoranda em Economia – Instituto de Economia – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CEDEPLAR – Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos