Desempenho exportador do mel natural nos estados brasileiros

Autores

  • Daniel Arruda Coronel
  • Eliane Pinheiro de Sousa
  • Airton Lopes Amorim

Palavras-chave:

Exportação de Mel, Índice de Posição Relativa, Vantagens Comparativas, Taxa de Cobertura

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a competitividade das exportações de mel natural, no período 2002-2010, considerando os principais estados brasileiros. Para isso, fez-se uso dos seguintes índices de competitividade: Índices de Posição Relativa, Vantagem Comparativa Revelada e Taxa de Cobertura. Os dados para calcular estes índices foram coletados junto ao Sistema de Análise de Comércio Exterior (ALICE) da Secretária de Comércio Exterior (SECEX). Os resultados indicaram que os estados de São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ser caracterizados como exportadores líquidos do mel natural no período considerado. Com exceção do Paraná, que registrou IVCR médio abaixo da unidade, os demais Estados apresentam vantagem comparativa revelada. Dentre eles, o Rio Grande do Sul, apesar de ter conquistado vantagem comparativa somente a partir de 2006, apresentou o maior ganho de competitividade durante o período em análise. Além disso, verificou-se que os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, mesmo tendo importações em alguns anos da série, foram considerados competitivos quanto à cobertura de suas importações.

Biografia do Autor

Daniel Arruda Coronel

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Eliane Pinheiro de Sousa

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Doutora em Economia Aplicada pela UFV.

Airton Lopes Amorim

Doutorando em Economia Aplicada e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFV e Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Edição

Seção

Artigos