EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DO EMPREGO RURAL NO BRASIL E REGIÕES ENTRE 2004 E 2009 SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores

  • Nelly Maria Sansígolo de Figueiredo PUC Campinas
  • Bruna Angela Branchi PUC Campinas
  • Camila Strobl Sakamoto PUC Campinas

Palavras-chave:

qualidade do emprego, gênero, mercado de trabalho rural, desigualdades regionais.

Resumo

Num contexto mudanças no mercado de trabalho brasileiro, este estudo visa analisara qualidade do emprego no meio rural em 2004 e 2009 através de um indicador que sintetizagrau de formalidade, rendimentos e auxílios recebidos pelo trabalhador. Visa ainda comparara evolução da qualidade do emprego feminino e masculino nas regiões brasileiras e avaliar osprogressos relativos da mulher no meio rural. São utilizados os microdados da PNAD de 2004 e2009. Pelos resultados, o progresso na qualidade do emprego feminino nesse período resultouser inferior ao do emprego masculino, especialmente no quesito remuneração; e as diferençasregionais se aprofundaram.

Biografia do Autor

Nelly Maria Sansígolo de Figueiredo, PUC Campinas

Doutora em Economia Agrária pela ESALQ/USP; docente pesquisadora na PUC-Campinas, Grupo dePesquisa Desigualdades Socioeconômicas e Políticas Públicas

Bruna Angela Branchi, PUC Campinas

Doutora em Economia pela Universidade de Pavia, Itália; docente pesquisadora na PUC-Campinas,Grupo de Pesquisa Desigualdades Socioeconômicas e Políticas Públicas.

Camila Strobl Sakamoto, PUC Campinas

Economista, graduada pela PUC-Campinas; participante do Grupo de Pesquisa DesigualdadesSocioeconômicas e Políticas Públicas durante a graduação, como bolsista de Iniciação CientíficaFAPIC/Reitoria da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos