DETERMINANTES DO CRESCIMENTO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO CENTRO-OESTE DO BRASIL

Autores

  • Ariana Cericatto da Silva PGDRA/UNIOESTE – Toledo
  • Keila Raquel Wenningkamp PGDRA/UNIOESTE – Toledo
  • Luiz Henrique Paloschi Tomé PGDRA/UNIOESTE – Toledo
  • Pery Francisco Assis Shikida UNIOESTE/Toledo
  • Carlos Alberto Piacenti UNIOESTE/Toledo

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar. Shift-share. Valor Bruto da Produção

Resumo

Estetrabalho analisou os determinantes do crescimento do Valor Bruto da Produção(VBP) de cana-de-açúcar para Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, durante1991 a 2011 e subperíodos 1991/2001 e 2001/2011. Utilizou-se o modelo shift-share ea decomposição de três efeitos: área,rendimento e preço. Os resultados mostraram que oefeito preço foi determinante para o crescimento do VBP da região Centro-Oestepara 1991/2011, contudo foi o efeito área o principal responsável pela elevaçãodo VBP nos subperíodos. Na análise comparativa observou-se que Mato Grosso doSul apresentou maior incremento do VBP vis-à-visMato Grosso e Goiás.

Biografia do Autor

Ariana Cericatto da Silva, PGDRA/UNIOESTE – Toledo

Economistapela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel) e mestrandado Programa de Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA/UNIOESTE – Toledo)

Keila Raquel Wenningkamp, PGDRA/UNIOESTE – Toledo

Mestrandado Programa de Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA/UNIOESTE – Toledo)

Luiz Henrique Paloschi Tomé, PGDRA/UNIOESTE – Toledo

Economistapela Faculdade Cidade Verde (FCV), mestrando do Programa de DesenvolvimentoRegional e Agronegócio (PGDRA/UNIOESTE – Toledo) e bolsista da CAPES

Pery Francisco Assis Shikida, UNIOESTE/Toledo

Economistapela UFMG, Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Pós-doutor em Economiapela Fundação Getúlio Vargas/SP, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq,pesquisador do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional(Gepec), professor do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado eDoutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE/Toledo.

Carlos Alberto Piacenti, UNIOESTE/Toledo

Economistapela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, mestre e doutor emEconomia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e professor adjunto docurso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado e Doutorado emDesenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE/Toledo

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

Artigos