A contribuição de Kalecki para a teoria macroeconômica a partir de sua obra: Teoria da Dinâmica Econômica

Autores

  • Andreia Marques Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Macroeconomia, Demanda Efetiva, Ciclos de Crescimento,

Resumo

Este artigo analisa a contribuição de Michal Kalecki para a teoria econômica, por meio de sua obra “Teoria da Dinâmica Econômica”, apresentando o princípio da demanda efetiva, o papel da distribuição de renda na formação dos preços e na determinação do investimento e por fim o ciclo de crescimento e instabilidade próprios do capitalismo, apontando elementos conceituais que contribuíram no campo da heterodoxia à compreensão da dinâmica capitalista. 

Biografia do Autor

Andreia Marques Duarte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Economista, Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Participou de projeto de extensão universitária pela ARII PUC/SP em parceria com o Programa de Intercâmbio internacional (CEPA) na Alemanha, França, Bélgica e Luxemburgo, que incluiu visitas técnicas ao Parlamento Europeu, Comissão Européia, Banco Central Alemão, Banco Central Europeu, Centro para Pesquisa Econômica Européia, Eurostat, OTAN, OCDE e Câmara Brasileira de Comércio, mini-curso na Universidade de Goethe e Science Po (2012). Com atuação profissional no mercado financeiro e de capitais, desempenhou atividades de gestão de investimento em bancos como Citibank e JP Morgan e foi consultora no Ministério da Cultura desenvolvendo pesquisa aplicada à avaliação de políticas públicas. Pesquisador(a) de temas relacionados às Finanças, Economia Internacional, Fluxos de Capitais e Balanço de Pagamentos participa atualmente do grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE-PUC/SP). Realizou estágio-docência em Economia Internacional (carga horária: 70 H) como exigência para obtenção do titulo de mestre.

Referências

GUALDA, Neio Lucio Peres & NOJIMA, Daniel. Distribuição de Renda versus Demanda Efetiva em Keynes e Kalecki. Revista de Economia Mackenzie, vol.4, nº 4, 2006, p 112-135.

KALECKI, M. (1954) Teoria da dinâmica econômica: ensaio sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo da economia capitalista. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Economistas).

KEYNES, J.M. (1936) A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Atlas, 1982 (Os Economistas).

POSSAS, Mario Luiz. Demanda Efetiva, Investimento e Dinâmica – A atualidade de Kalecki para a teoria macroeconômica. R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 3(2): 17-46, jul./dez. 1999.

________. Dinâmica da Economia Capitalista. Uma Abordagem Teórica. São Paulo, Editora Brasiliense. 1987

________. Demanda efetiva, investimento e dinâmica: a atualidade de Kalecki para a teoria macroeconômica. In: POMERANZ, L. et al. Dinâmica econômica do capitalismo contemporâneo: homenagem a M. Kalecki. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. p.99-126.

POSSAS, Mario Luiz & BALTAR, Paulo. E.A. Demanda Efetiva e Dinâmica em Kalecki. Revista: Pesquisa e Planejamento Econômico (11-1), abril, 1981.

SANT´ANA, Crescimento e Ciclo em um modelo kaleckiano com tendência parcialmente endógena, Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2011.

VAZQUEZ , Daniel Arias & CONTENTO, Giuliano. A instabilidade inerente às economias de mercado: Um resgate das Idéias de Keynes e de Kalecki. Pesquisa & Debate, SP, volume 20, número 1, pp. 127-143, 2009

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos