O Milagre Econômico e a Primeira Década dos anos 2000: crescimento comparado sob a ótica dos regimes de demanda Wage-Led e Profit-Led

Autores

  • José Alderir Silva Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar, de forma comparada, o crescimento do período do milagre econômico com o crescimento da primeira década dos anos 2000. Logo após o golpe militar de 1964, o Brasil apresentou um forte crescimento econômico que ficou conhecido na literatura econômica como o “milagre econômico”. Esse milagre foi o resultado das condições institucionais criadas para o desenvolvimento de um novo padrão econômico, cujo objetivo era a maior abertura ao capital estrangeiro. Com efeito, a média de crescimento no auge do milagre, isto é, entre 1968 e 1973 foi de 11,2% a.a. Contudo, depois de duas décadas perdidas, o país voltou a apresentar altas taxas de crescimento na primeira década dos anos 2000, obtendo uma média de quase 5% a.a. entre 2004 e 2010. Contudo, é preciso observar qual o fator que contribuiu para o crescimento verificado nesses dois períodos e se esse crescimento econômico foi acompanhado de uma maior distribuição de renda. Para isso, será utilizado os modelos neokaleckianos de crescimento.

Biografia do Autor

José Alderir Silva, Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Professor na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Edição

Seção

Artigos