Fundos de pensão como fonte de financiamento: a experiência dos fundos de pensão brasileiros na estratégia de desenvolvimento econômico dos governos do PT

Autores

  • Mateus Ubirajara Silva Santana
  • Paulo Sérgio Fracalanza

Palavras-chave:

Fundos de pensão, Financiamento, Desenvolvimento Econômico, Atividades Produtivas

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar o papel dos fundos de pensão na estratégia de desenvolvimento econômico durante os governos Lula e Dilma, particularmente no que tange ao financiamento de atividades produtivas.  Já em 2002, o PT e importante parte do movimento sindical defendia a necessidade de expansão dos fundos de pensão para o financiamento de investimentos em infraestrutura e apoio à formação de grandes grupos econômicos nacionais. Pretende-se investigar se, de fato, houve esforço por parte dos governos petistas em canalizar os recursos desses fundos para investimentos de infraestrutura e outras atividades ligadas à indústria e à produção.

Biografia do Autor

Mateus Ubirajara Silva Santana

Doutorando em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Graduado em Ciência Economica pela FACAMP e em Ciências Sociais pela UNICAMP.

Paulo Sérgio Fracalanza

Professor livre docente no Instituto de Economia da Unicamp.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos