Integração e transmissão de preços entre os mercados de trigo argentino e internacional

Autores

  • Daniel Arruda Coronel
  • Airton Lopes Amorim
  • Eliane Pinheiro de Sousa
  • João Eustáquio de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar se existe relação entre os preços de trigo do mercado argentino e internacional, ou seja, se estes mercados são espacialmente integrados, tendo-se como referência o período de janeiro de 1994 a abril de 2009. Para tal, utilizaram-se os testes de raiz unitária, causalidade de Granger, cointegração de Johansen, estimação da função impulso-resposta, decomposição da variância dos erros de previsão e estimação, análise do modelo de correção de erros e teste de exogeneidade. Os resultados indicaram que variações nos preços internacionais de trigo foram transmitidas para o mercado de trigo argentino, no longo prazo. Entretanto, não se pode afirmar que os mercados argentino e internacional são perfeitamente integrados, isto porque a hipótese de perfeita integração entre os mercados foi rejeitada quando se impôs restrições aos coeficientes relacionados ao longo prazo. Verificou-se também, por meio do teste de exogeneidade, que os preços argentinos do trigo reagem a desequilíbrios transitórios ocorridos nos preços provenientes do mercado internacional. Portanto, os preços do trigo no mercado internacional influenciam os níveis de preços argentinos.

Biografia do Autor

Daniel Arruda Coronel

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Email: daniel.coronel@ufv.br

Airton Lopes Amorim

Doutorando em Economia Aplicada e Mestre em Economia pela UFV e Bolsista de Doutorado do CNPq.

Eliane Pinheiro de Sousa

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Doutora em Economia Aplicada pela UFV.

João Eustáquio de Lima

Professor Titular do Departamento de Economia Rural e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV e Bolsista de Produtividade Nível I do CNPq.

Downloads

Edição

Seção

Artigos