Patativa do Assaré: Teologia e Literatura Latino Americana à maneira do Povo

Alex Villas Boas, Darlene Aparecida Campos Silva

Resumo


O presente artigo visa analisar como a poética patativiana é propícia em si constitui um exercício de ressignificação da Tradição católica em sintonia com a tarefa Conciliar do Vaticano II de atualizar o sentido e o significado da mensagem cristão ao mundo contemporâneo, “à luz do Evangelho e da experiência humana” (Gaudium et Spes, 46). Para tanto se elege o método antropológico para uma análise comparada entre a semântica teológica e a semântica literária patativiana, dentro daquilo que se chamou de teopatodiceia, como análise do sentido de Deus na busca de sentido humano e seu desdobramento na construção de um outro humano. Há uma teologia rica, profunda e clara na obra poética de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré sob a forma de teopoética. Em seus rústicos poemas, se desvela um novo olhar sobre o lugar e o papel de Deus no sofrimento humano, no qual revela-se o divino, na constante dinâmica graça-natureza, sendo defendido pelo olhar agudo do matuto sem escola, que vai pela fé e pela poesia, com a maestria de um douto, fazendo a páscoa do homem rude do sertão cearense para a doçura e o amargor do vivente que se encanta e sofre as cotidianidades da vida simples.

 


Palavras-chave


Teologia e Literatura; Patativa do Assaré; Poesia; Cultura Popular; Teopoética

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Cláudio Henrique Sales. Patativa do Assaré: As Razões da Emoção. Capítulos de Uma Poética Sertaneja. Editora Universidade Federal do Ceará–UFC: Fortaleza, 2004.

CARVALHO, Gilmar de. (Org). Antologia Poética. Edições Demócrito Rocha: Fortaleza, 2010.

CARVALHO, Gilmar de. Patativa - Poeta Pássaro do Assaré. Omni Editora Associados Ltda: Ceará, 2002.

FIGUEIREDO FILHO, J. Patativa do Assaré. Editora da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1970.

Gaudium Et Spes Constituição Pastoral sobre a Igreja No Mundo de Hoje – Documentos Do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) – Paulus: São Paulo, 1997.

MANZATTO, A. Literatura e Teologia da Libertação. Teoliterária, v. 2, n.4, 2012, p. 73-86. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/22902>.

MANZATTO, A.; TAVARES, E. S. A opção pelos pobres na poesia de Patativa do Assaré. Teoliterária, v.4, n. 8, 2014, p. 239-246.

Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/22741>.

MANZATTO, Antonio. Teologia e Literatura – Reflexão Teológica a partir da Antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Editora Loyola, 1994.

MENDONÇA, J. T. A Leitura Infinita – A Bíblia e sua Interpretação. Recife: UNICAP/São Paulo: Paulinas, 2015.

NUNES, Ozeas da Silva. Inspiração Nordestina: Uma Leitura Teológica na Poética de Patativa do Assaré na Ponte do Diálogo entre Teologia e Literatura. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2008.

PATATIVA DO ASSARÉ. Balceiro – Patativa e outros poetas de Assaré (Organização Geraldo Gonçalves de Alencar). Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 1991.

PATATIVA DO ASSARÉ. Ispinho e Fulô. (Organização Antônio Gonçalves da Silva). Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1990.

UFC – Universidade Federal do Ceará – Títulos e Honrarias atribuídos pela UFC. Disponível em: < http://www.ufc.br/memoria-da-ufc/titulos-e-honrarias-atribuidos-pela-ufc/1858-doutor-honoris-causa>.

VILLAS BOAS, A. Misericórdia e Alteridade na perspectiva teológica do Papa Francisco. Tese de Livre Docência em Ética e Linguagem Teológica (233fls). Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2017.

VILLAS BOAS, A. Teologia em diálogo com a Literatura: origem e tarefa poética da teologia. São Paulo: Paulus, 2016a.

VILLAS BOAS, A. Francisco e a Teologia da Cultura. Pístis & Práxis, v. 8, n.3, 2016b, p. 761-788. Disponível em: < http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pistis?dd1=16446&dd99=view&dd98=pb>.

VILLAS BOAS, A; GRENZER, M. A resistência das parteiras (Ex 1,15-22): especificidades de uma teologia literário-narrativa. Estudos de Religião, v. 29, n.1, 2015, p. 129-152. Disponível em:

< https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/viewFile/5123/4839>.

VILLAS BOAS, Alex. A Questão de Deus entre a Filosofia e a Teologia Contemporânea. In: Deus entre a Filosofia e a Teologia Contemporânea. Editora Aprris: Curitiba, 2014.

VILLAS BOAS, A. Teologia e Poesia. A busca de sentido em meio às paixões em Carlos Drummond de Andrade como possibilidade de um pensamento poético teológico. Crearte Editora: Sorocaba, 2011.




DOI: https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n13p53-87

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Filiada:

Apoio:


Teoliteraria está indexada em:

     

    

  

                         

 

 

 

 

 

Presença da Teoliteraria em Bibliotecas no exterior:

 

                         
                               
            
                        
                       
              
                              
                                          
                       
                
                             

 

           

  

 



  

     
 Está obra está licenciada sobre uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.