MURALHAS RELIGIOSAS DENTRO DO SEMINÁRIO CATÓLICO: Homoafetividade e religião na obra Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan

Emerson José Sena Silveira, Joel Cardoso da Silva

Resumo


Os desejos homossexuais, segundo uma leitura pessimista, não seriam “naturais” e, por isso, seriam passíveis de condenação, cura ou repressão. Por outro lado, a literatura romanesca moderna que trata dessas sensibilidades afetivas abriu um novo espaço além da literatura sagrada do cristianismo, tornando-se uma forma de compreender a religião repressora e a expressão das liberdades das minorias, alcançadas no contexto das lutas sociais travadas na democracia presente no Mundo Ocidental. Nesse sentido, a temática homoafetiva na literatura romanesca de língua portuguesa ainda é incomum, mas possui uma história centenária. Mas, o objeto deste artigo é propor a pergunta sobre o estatuto do desejo homoafetivo em romances do século XX cujo pano-de-fundo seja religioso. Por isso, analisou-se o romance Em Nome do Desejo, de João Silvério Trevisan – autor brasileiro pouco conhecido, diretor e roteirista de cinema, tradutor e jornalista – cuja trama central se passa em um seminário da Igreja Católica figurando o amor entre dois seminaristas. Utilizando de métodos de análise literária e do discurso, e acenando para a teologia, apresentaremos as tramas do romance, a força da repressão eclesiástica e a imposição dos dogmas. O resultado destaca a importância desse romance, apesar da tragédia, como espaço de enfrentamento das violências religiosas sobre o desejo – e sua internalização – e da abertura para a experiência do desejo-amor que conduz os dois seminaristas pelos além “vales da sombra da morte”, ou seja, as liturgias monótonas, os sermões, agressivos, o cinismo moral, as censuras e as pressões eclesiásticas.


Palavras-chave


Religião. Romance. Literatura homoafetiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mário de. Contos Novos. São Paulo: Klick, 1997.

BARTHES, Roland. Aula. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

BUSIN, Valéria Melki. Homossexualidade, religião e gênero: a influência do catolicismo na construção da auto-imagem de gays e lésbicas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil, 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CANTARELA, Antônio. A Pesquisa em Teopoética no Brasil. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 36, p. 1246, out./dez. 2014.

CROMPTON, Louis. Gay genocide: from Leviticus to Hitler. In: CREW, Louie (Ed.).

The gay academic. Palm Springs: ETC Publications, 1978.

FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

GESCHÉ, Adolphe. O sentido. São Paulo: Paulinas, 2005.

HEILBORN, Maria Luiza. Ser ou estar homossexual: dilemas de construção de identidade social. In: PARKER, Rochar; BARBOSA, Regina M. (Orgs.). Sexualidades Brasileiras. Rio de Janeiro: Relume Dumará, ABIA, IMS, UERJ, p. 136-145, 1996.

NUNES, Clarice. História da Educação: Espaço do Desejo. Revista Em Aberto. Dossiê Contribuições das ciências humanas para a educação: a história. Vol. 9 nº 47, 1990. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.

QUIROGA, José. Prólogo. Impudor y luminosidad: homosexualidad y literatura. In:

BALDERSTON, Daniel. El deseo, enorme cicatriz luminosa. Ensayos sobre homosexualidades latinoamericanas. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, p. 11-15, 2004.

TREVISAN, João Silvério. Em Nome do Desejo. São Paulo: Record, 1982.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. São Paulo: Editora Max Limonad, 1986.

TREVISAN, João Silvério. O livro do avesso. São Paulo: Ars Poética, 1992.

TREVISAN, João Silvério. Seis balas num buraco só: a crise do masculino. Rio de Janeiro: Record, 1998.

VENTURELLI, Paulo. Um pequeno mundo flutuante: literatura e homoerotismo em circuito fechado - Adolfo Caminha e Silviano Santiago. Tese. (Doutorado em Literatura Brasileira). São Paulo: Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 2001.

VENTURELLI, Paulo. A carne embriaga: uma leitura em torno de João Silvério Trevisan. Dissertação. (Mestrado em Letras). Londrina: Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, 1993.




DOI: https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p222-249

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Filiada:

Apoio:


Teoliteraria está indexada em:

     

    

  

                         

 

 

 

 

 

Presença da Teoliteraria em Bibliotecas no exterior:

 

                         
                               
            
                        
                       
              
                              
                                          
                       
                
                             

 

           

  

 



  

     
 Está obra está licenciada sobre uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.