O sublime no cotidiano: reescrituras de Cristo na obra de Adília Lopes

Autores

  • Marcio Cappelli Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p112-129

Palavras-chave:

Adília Lopes, profanação, sacralização, cotidiano, reescrituras de Cristo

Resumo

Adília Lopes é poetisa, tradutora e cronista portuguesa. Sua escrita é povoada de ressonâncias que vão da Bíblia a Pessoa e está eivada de categorias religiosas; no entanto, em sua “arte poética” transforma a poesia em laboratório da experiência religiosa a ponto de metamorfosear artisticamente a herança cristã. Em outras palavras: a poesia adiliana, crítico-criativamente, re-significa elementos da religião e fabrica uma gramática poético-religiosa que comporta novos sentidos. Para compreender essa aproximação entre o artístico e o religioso, de um modo que recusa os enquadramentos convencionais, pensaremos a poesia da escritora lusitana a partir da dinâmica profranação-sacralização. Num primeiro momento, portanto, refletiremos como ela põe elementos do cristianismo em função de um novo uso, para, posteriormente, observar como isto está ligado à uma valorização do cotidiano. Por fim, ressaltaremos como esse duplo movimento produz reescrituras de Cristo.

Biografia do Autor

Marcio Cappelli, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em teologia (Puc-Rio); professor no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

Cappelli, M. (2020). O sublime no cotidiano: reescrituras de Cristo na obra de Adília Lopes. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(20), 112–129. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p112-129

Edição

Seção

Artigos Temáticos