As teorias de letramento aplicadas ao ensino bíblico: o estado da questão

Autores

  • João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Vicente Artuso Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p265-298

Resumo

Este estudo apresenta, o estado da questão sobre a teoria do letramento aplicada ao ensino bíblico no contexto da Igreja Católica no Brasil. Expõe a origem e princípios da teoria do letramento. Constata no contexto eclesial os desafios de superação de uma leitura parafrástica para uma leitura polissêmica das Escrituras.  Grandes passos foram dados com a aplicação de novos métodos e especialmente com o método da leitura popular. A teoria do letramento contribui para uma aproximação mais frutuosa do leitor fiel aos textos sagrados. Apresentadas as preocupações e desafios para superar a leitura fundamentalista o artigo mostra a relação entre leitura popular e teoria do Letramento. Há uma relação de complementariedade no método quando destaca o leitor no seu contexto e intertexto, o que na leitura popular corresponde a ligação da Bíblia com a Vida. Em ambos o leitor é sujeito interpretante.

Biografia do Autor

João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Natural de São Paulo, atualmente residente em Londrina-PR, formado em Filosofia e Teologia, pela PUCPR, no tempo que estive no Seminário da Diocese de Umuarama, e também em Letras, pela UEL. Professor de Filosofia desde 2010, com experiência também em Sociologia, Ensino Religioso e Teologia (Trindade, Cristologia, Mariologia, Ecumenismo e Espiritualidade). Mestre em Teológica pela PUCPR, na área de Hermenêutica Bíblica; e desde o início de 2018, doutorando em Teologia, também pela PUCPR.

Vicente Artuso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com área de concentração em Teologia Bíblica. Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1990) Possui graduação e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998), graduação em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (1986), Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana. Professor adjunto no Programa de Pós-graduação em Teologia (mestrado e doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba. Atua na área de exegese do Antigo Testamento: Exodo e Números. Análise de textos do Novo Testamento: Evangelhos. Linguas Bíblicas, Teologia bíblica, Bíblia e pastoral, bíblia e relações humanas, conflitos nas relações entre povo e lideranças. É lider do grupo de pesquisa: Bíblia e Pastoral. Participa do grupo de pesquisa TIAT Tradução e Interpretação do Antigo Testamento da PUC-SP. E membro do conselho da ABIB (Associação Bíblica Brasileira). Assessora cursos bíblicos para lideranças nas comunidades e paróquias.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Domingues dos Santos Rodrigues, J. C., & Artuso, V. (2019). As teorias de letramento aplicadas ao ensino bíblico: o estado da questão. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 9(18), 265–298. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p265-298