OS PRINCÍPIOS RELIGIOSOS NA EDUCAÇÃO

Rafael Ribeiro

Resumo


A temática escolhida para este artigo gira em torno da presença dos princípios religiosos na educação pública em vista da vida social à luz das concepções do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e teorias filosófico - teológicas, tendo como corpus a opinião pública de sujeitos envolvidos em assuntos educacionais. Sendo assim, visa discorrer sobre o Ensino Religioso na educação pública conhecido como Ensino Religioso Escolar nos seguintes aspectos: concepções atuais sobre este tema, opinião pública, sobretudo a de sujeitos diretamente ligados ao processo educacional, histórico de fundamentos do tema e propostas existentes para esta prática pedagógica bem como discussões a respeito do valor curricular desta disciplina diante da polêmica levantada pela inserção dela no currículo, tendo em vista a natureza do Estado e a realidade sócio-política.

Palavras-chave


Ensino Religioso; educação pública; opinião; concepções e fundamentos.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p124-137

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