EXPERIÊNCIA SAGRADA DO POVO YE’KUANA

Eleusa Socorro do Carmo Ferreira

Resumo


O povo Ye’kuana vive nos estados Amazonas e Bolívar localizados ao sul da Venezuela. Um pequeno grupo habita no Brasil, em Roraima. Os Ye’kuana vivem numa sociedade que não tem construções de templos. Por isso, não raras vezes são interpretados pelos ocidentais como um povo não religioso. O presente artigo busca compreender e evidenciar a experiência sagrada dos Ye’kuana a partir da análise de duas representações simbólicas: A Ättä, a casa comunitária, e a A’daja, a roça. A obra de Mircea Eliade, O Sagrado e o Profano, ajuda a compreender como eles podem conectar com o mundo do Ser Supremo Wanadi vivendo na Terra que está nas mãos de Odosha, opositor de Wanadi. Como recurso metodológico privilegia os anos de convivência que a autora tem com os Ye’kuana.


Palavras-chave


Cajuña; Wanadi; Odosha; Ättä; A’daja.

Texto completo:

PDF

Referências


BARANDIARÁN, Daniel de. Introducción a la Cosmovisión de los Indios Ye’kuana-Maquiritare. Revista Montalbán, Caracas, n. 9, p. 737-1004, 1979.

BARANDIARÁN, Daniel de. Shamanismo Ye’kuana o Maquiritare. Revista Antropológica. Caracas, n. 11, p. 61-90. Sociedad de Ciencias Naturales La Salle, 31 de agosto 1962.

CIVRIEUX, Marc de. Watunna; un ciclo de creación en el Orinoco. 2. ed. Caracas: Monte Ávila Editores, 1992.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FERREIRA, Eleusa Socorro C. Sichukä Jiakädö (Nenê, vem tomar banho). Uma análise de um rito de proteção Ye’kuana e da tentativa de apropriação no ritual do Batismo Católico. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, PUC-SP, 2011.

GUSS, David. Tejer y Cantar. Caracas: Monte Ávila Editores, 1990.




DOI: https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018i2p164-174

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.