MEIO AMBIENTE, RELIGIÃO E ALTERIDADE: BREVE ANÁLISE, POR ENTRE A ÓTICA MIDIÁTICA, DO CONTEXTO SOCIAL NO PÓS-ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO – MG.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p19-28

Palavras-chave:

Brumadinho – MG, Igrejas, Sustentabilidade ambiental. Mídia nacional.

Resumo

Este ensaio se debruça sobre a “lama” do fatídico rompimento da barragem em Brumadinho - MG, propondo a compreender o papel das igrejas cristãs atuantes na região do pós-rompimento, diante das emergentes questões ambientais e sociais, suscitadas em mídia nacional, a fim de responder inquietudes como se as igrejas podem atuar no além assistencialismo, lhes imprimindo um caráter também de instituição promotora de uma política de sustentabilidade ambiental e emancipação social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, corroborados por autores como Berríos (2007), Lucio Gera (2002), Nietzsche, Vattimo (2014), dentre outros e documentos como a Bíblia Sagrada, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, compreendemos que compete à Igreja cristã, além da implantação da fé, a promoção humana e desvelo social.    

Biografia do Autor

Antonio Michel de Jesus De Oliveira Miranda, FUV - ES

Professor Surdo. Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Piauiense. Graduação em Geografia pela FIAR. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Ensino Religioso. Especialista em Libras e Braille. Especialista em Geografia, meio ambiente e sustentabilidade. Atuou como tutor a distância da disciplina Libras NEAD/UESPI. Professor do ensino fundamental da PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITI DOS LOPES - PI e professor do ensino fundamental da PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTOIA - MA. , atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino religioso, educação inclusiva, direitos humanos, políticas públicas e diversidade.

Ariel Miranda Silva, FUV- Faculdade Unida de Vitória - ES; Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Mestrando em Ciências das REligiões. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e cristianismo.

Jackson Gomes de Rezende, professor EBTT do Instituto Federal Fluminense FUV- Faculdade Unida de Vitória - ES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2007). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia do Movimento. Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Referências

ALVES, Alaôr Caffé. Sustentabilidade expandida: crítica social dos limites do direito, da ética e do estado e reflexos na política do meio ambiente. In: JR, Arlindo Philippi; et al. Direito Ambiental e sustentabilidade. Tamboré: Manole, Edição digital, 2016. Disponível em < https://books.google.com.br/ >. Acessado em 06 de março de 2019.

BERRÍOS, Manuel Rolando. Reflexões sobre o consumo e o consumismo. In: CORTEZ, Ana Tereza Caceres; ORTIGOZA, Sílvia Aparecida Guarnieri. Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada Ave-Maria, 36. ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 2002.

BONATTI, Claudio. O ressurgimento do cristianismo na morte de Deus em Gianni Vattimo. Filogênese. Revista Eletrônica de Pesquisa na Graduação em Filosofia. Universidade Estadual Paulista. Vol. 7, nº 2, 2014.

CABRAL, Alexandre Marques. Niilismo e hierofania: uma abordagem a partir do confronto entre Nietzsche, Heidegger e a tradição cristã: Nietzsche, cristianismo e o Deus não cristão. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em < https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acessado em 06 de março de 2019.

FILHO, Will R. Igrejas unem forças para ajudar vítimas da tragédia em Brumadinho – BH. Fevereiro de 2019. Disponível em< https://noticias.gospelmais.com.br/igrejas-unem-ajudar-vitimas-brumadinho-107155.html>. Acessado em 07 de março de 2019.

GERA, Lucio. Fundamentaciones teológicas de la acción por la justicia y la paz. Apud CAMPOS, Bernardo. Da reforma protestante à pentecostalidade da igreja (tradução de Walter Altmann). São Leopoldo: Sinodal: Quito: CLAI, 2002.

GIESE, Nilton. O papel das igrejas em situações de catástrofe. Por Nilton Giese. 11 de fevereiro de 2019. Disponível em< https://www.conic.org.br/portal/noticias/2965-o-papel-das-igrejas-em-situacoes-de-catastrofe-por-nilton-giese>. Acessado em 07 de março de 2019.

GONZAGA, Polyana. A igreja não pode calar sua voz profética, diz bispo sobre tragédia em Brumadinho. 31 de janeiro de 2019. Disponível em < https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/a-igreja-nao-pode-calar-sua-voz-profetica-diz-bispo-sobre-tragedia-em-brumadinho>. Acessado em 07 de março de 2019.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um novo mundo é possível. Dez boas razões para educar para a paz, praticar a tolerância, promover o diálogo inter-religioso, ser solidário e promover os direitos humanos. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

LIBANIO, João Batista. Teologia da Libertação: roteiro didático para um estudo. São Paulo: Loyola, 1987.

MENDONÇA, Heloísa; NOVAES, Marina. Barragem da Vale rompe em Brumadinho e causa novo desastre ambiental em MG. São Paulo, 26 de janeiro de 2019. Disponível em< https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/25/politica/1548431899_158139.html>. Acessado em 07 de março de 2019.

MELO, Nélio Vieira de. A ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MIRANDA, Mário de França. Inculturação da fé: uma abordagem teológica. São Paulo: Loyola, 2001.

PAULO VI. Evangelii Nuntiandi. n. 31. 1975. Disponível em: < http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19751208_evangelii-nuntiandi.html>. Acessado em 06 de março de 2019.

PIMENTEL, Thaís. Voluntários lavam dia e noite trajes usados por bombeiros nas buscas em Brumadinho. Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2019. Disponível em< https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/31/voluntarios-lavam-dia-e-noite-trajes-usados-por-bombeiros-nas-buscas-em-brumadinho.ghtml>. Acessado em 07 de março de 2019.

VERGOTE, Antoine. Necessidade e desejo da religião na ótica da psicologia. In: VERGOTE, Antoine; et al. Entre necessidade e desejo: diálogos da psicologia com a religião. São Paulo: Loyola, 2001.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Miranda, A. M. de J. D. O., Silva, A. M., & de Rezende, J. G. (2019). MEIO AMBIENTE, RELIGIÃO E ALTERIDADE: BREVE ANÁLISE, POR ENTRE A ÓTICA MIDIÁTICA, DO CONTEXTO SOCIAL NO PÓS-ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO – MG. Último Andar, (33), 19–28. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p19-28

Edição

Seção

Dossiê