UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAR E ANUNCIAR A SUSTENTABILIDADE NO CRISTIANISMO

Jimmy Barbosa Pessoa

Resumo


O presente artigo busca tratar sobre a necessidade de se pensar e anunciar sustentabilidade na religião cristã, tema que pode ser esquecido por muitas vezes não se perceber a necessidade e importância da Religião no debate sobre ecologia e meio ambiente. Sabendo que o fenômeno religioso é de grande importância para a construção social e cultural, mostramos que a Ciência da Religião é um saber científico que é construído com outras perspectivas teóricas, e que através de suas lentes de pesquisa contribuem para um olhar mais amplo do saber religioso e da influencia desta no meio social. Construímos uma análise dos mandamentos bíblicos de amor ao próximo e o cuidado com o planeta, com perspectivas filosóficas, ética-ecológica, teológicas, bíblicas e sociológicas sobre o dever do cristão de anunciar e viver uma pratica de vida que cuide do planeta e do ecossistema e ainda acrescentamos que o cuidado com o meio ambiente e fator importantíssimo para construção de pontos que gerem diálogos do cristianismo com outras religiões.   

Palavras-chave


Ciência da Religião. Cristianismo. Ecologia. Meio Ambiente.

Texto completo:

PDF

Referências


BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. 1280p.

BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Ecologia e Salvação. In: RUBIO, A. Garcia. Et al. Reflexão Cristã Sobre o Meio Ambiente. São Paulo: Edições Loyola, 1992. 164p.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres — dignidade e direito da Mãe Terra. Petropólis, RJ: Vozes, 2015. 487p.

______________. Ecologia - Mundialização - Espiritualidade — a emergência de um novo paradigma. São Paulo: Editora Ática, 2000.180p.

______________. Ethos mundial — um consenso mínimo entre os humanos. Rio de Janeiro: Record, 2009. 127p.

______________. Saber Cuidar — ética do humano — compaixão pela terra. Petropolis: Vozes, 2014. 248p.

BURNS, Bárbara, Azevedo, Décio, Carminati, Paulo Barbero F. de., Costumes e Culturas —Uma introdução à Antropologia Missionária. São Paulo: Vida Nova, 1995.

CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. São Paulo: Editora Hagnos, 2002. Vol. 6.

DALAI LAMA. Uma Ponte Entre as Religiões. Tradução: Cecília Bartalotti. São Paulo: Martins Fontes — Selo Martins, 2014. 234p.

GEISLER, Norman L. Ética Cristã: Alternativas e Questões Contemporâneas. Tradução: Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2008. 227p.

HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Edições Loyola, 2017. 268p.

MOSER, Antônio. O Problema Ecológico e suas implicações Éticas. Petrópolis: 1983. 77p.

RAMOS, Adriana. Desafios Ambientais Contemporâneos e Saneamento Básico. In: Economia Promotora dos Direitos Humanos e Ambientais. São Paulo: Paulus, 2015. (Coleção Teologia Popular).

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética, Direito e Democracia. São Paulo: Paulus, 2010. 396p.

OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. SOUZA, José Carlos Aguiar de. (Orgs.). Consciência Planetária e Religião — desafios para o século XXI. São Paulo: Paulinas, 2009. (Coleção estudos da religião). 238p.

PAINE, Scott Randall. Temas em Ciências da Religião. In: Religião e Religiões: Uma questão só de Gramática? Aracaju, SE: ed. Cícero Bezerra, Sergipe: Editora – UFS, 2008. (Cap.1).

REIMER, Haroldo. Bíblia e ecologia. São Paulo: Editora Reflexão, 2010. 140p.

SCHULTZ, Adilson. Consciência planetária espiritual. In: OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. SOUZA, José Carlos Aguiar de. (Orgs.). Consciência Planetária e Religião: desafios para o século XXI. São Paulo: Paulinas, 2009. (Coleção estudos da religião). p. 197 - 209.




DOI: https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p42-56

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.