TEOPOÉTICA – UM CAMPO DE PESQUISA PARA OS CIENTISTAS DA RELIGIÃO?

Autores

  • Karina Masci Silveira Raydan Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p138-165

Palavras-chave:

Teopoética, Ciências da Religião, Epistemologia e Metodologia, Religião e Literatura.

Resumo

Este artigo visa uma reflexão epistemológica e metodológica para a área das Ciências da Religião acerca das pesquisas que envolvem a literatura como fonte de reflexões sobre as diversas manifestações dos fenômenos religiosos. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, por meio de busca online, das produções que tratam da temática em periódicos da área Ciências da Religião e Teologia, bem como das teses e dissertações em Ciências da Religião que abordam a relação entre religião e literatura. Encontramos, nesse levantamento, diversos trabalhos nos quais se discute teologia e literatura. Entretanto, percebemos uma carência de reflexões epistêmico-metodológicas que buscassem relacionar religião e literatura sob o viés das Ciências da Religião. Dessa forma, apresentaremos os dados levantados e as reflexões originadas a partir desses dados, buscando responder às seguintes questões: qual o cenário das produções de artigos relacionadas às pesquisas em teopoética no contexto brasileiro? Como esse campo tem sido trabalhado nas dissertações e teses doutorais relacionadas aos programas brasileiros de pós-graduação em Ciências da Religião? Em que medida podemos pensar numa construção de ordem epistêmico-metodológica nas pesquisas em teopoética a partir das Ciências da Religião? As pesquisas em teopoética realizadas por cientistas da religião têm trazido perspectivas dessa ordem?

Biografia do Autor

Karina Masci Silveira Raydan, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga na UFMG. Mestra em Ciências da Religião pela PUC/MG. Especialista em Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica pela FEAD e em Arteterapia pela FAVI. 

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Silveira Raydan, K. M. (2019). TEOPOÉTICA – UM CAMPO DE PESQUISA PARA OS CIENTISTAS DA RELIGIÃO?. Último Andar, (33), 138–165. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p138-165

Edição

Seção

Artigo