Púrpura trombocitopênica idiopática em pediatria

Camila Ortiz Escorel de Azevedo, Jéssica Rolli Haddad, Gabriela Perroti Sera

Resumo


Introdução: A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma doença autoimune e consiste na principal causa de trombocitopenia na infância, com uma incidência anual de 3-8 em 100.000 casos, sendo mais prevalente em crianças de 2 a 5 anos. Pode ser classificada em PTI aguda (plaquetopenia por até 3 meses); PTI persistente (plaquetopenia por 3-12 meses) e PTI crônica (plaquetopenia por mais de 12 meses). Atualmente, o tratamento de primeira linha inclui observação, corticoide, imunoglobulina anti-D. É de fundamental importância seu diagnóstico para excluir demais patologias que tambem cursam com trombocitopenia como GESTAÇÃO Trombocitopenia gestacional, Pré-eclâmpsia, HIV, Hepatites virais, Mononucleose infecciosa, Cirrose alcoólica, Esquistossomose, Mielodisplasia, Síndrome hemolítico-Uremica, Coagulação Intravascular Disseminada e Medicamentos. Objetivo: Relatar caso de PTI e expor abordagem e o manejo terapêutico. Metodologia: Dados obtidos pela análise do prontuário com revisão literária feita a partir de artigos de revisão e livro de “Urgências e Emergências em Pediatria Geral da USP”. Relato de caso: Julho 2017, P.G.S.A, 5 anos, apresentou-se com hematomas e equimoses em membros inferiores e superiores, petéquias em tronco e palato e relatou episódio de gengivorragia. Negou febre,vomitos e hematúria. Negou quadro infeccioso recente, alergias e internações prévias. Realizado hemograma: Hb: 14,2g/dl, Ht: 38,3%, leucócitos: 6.260/mm³, bastonetes 0%, Segmentados: 27,2%, Linfócitos típicos 55,4%, Linfócitos Atípicos 0%, monócitos: 11,5% e Plaquetas: 19.000/mm³. Solicitada internação e avaliação hematológica, que orientou realização de mielograma. Conclusão: A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma patologia de fácil diagnóstico quando conhecida a clínica e a alteração laboratorial, sendo fundamental seu diagnóstico a fim de afastar demais patologias e iniciar tratamento caso seja necessário.

Palavras-chave


púrpura trombocitopênica Idiopática (PTI); trombocitopenia; tratamento

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio: ..............................................................................................................................................

  



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.