Sobre a Revista
A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba foi fundada em 1999. A partir de 2015 passou a ter apenas a versão eletrônica e, a partir de 2023, é publicada em fluxo contínuo. É uma publicação multidisciplinar, cujo objetivo principal é contribuir para a divulgação do conhecimento científico nas diversas áreas da medicina, das ciências da saúde, da gestão em saúde e da educação em saúde. A Revista estimula a publicação de trabalhos provenientes das mais diversas fontes, sendo aberta a contribuições nacionais e internacionais.
A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba não cobra quaisquer taxas de submissão, processamento ou publicação de artigos.
Periodicidade
Publicação anual em fluxo contínuo.
Revisão por Pares
Os editores analisam todos os manuscritos recebidos para avaliar a relevância da submissão em termos de escopo, originalidade (usando software antiplágio) e padrões da revista. Os manuscritos aceitos nesta fase são revisados por pelo menos dois avaliadores da revista ou por um revisor “ad hoc” em um procedimento de revisão “duplo-cego”, no qual autores e revisores não conhecem a identidade um do outro. Caso as opiniões dos avaliadores não cheguem a um consenso, os editores da revista decidem o processo. Os avaliadores seguem critérios de originalidade, importância, qualidade metodológica e científica. Os resultados das avaliações podem ser: Aceito: demonstra mérito e segue instruções para que a apresentação possa ser publicada; Correções Obrigatórias e/ou Submeter para uma Nova Rodada de Avaliação: A sugestão é válida, mas precisa ser adaptada às diretrizes; Rejeitado: a proposta não está em conformidade com os requisitos da revista. Reserva-se o direito de não aceitar manuscritos que não atendam aos critérios de avaliação citados. A revista tem o direito de fazer alterações normativas, ortográficas e gramaticais nos originais aceitos, respeitando o estilo dos autores.
Política de Direitos Autorais
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
Política de Preservação
A Revista está preservada por meio da Política de Arquivamento do Public Knowledge Project (PKP) que providencia serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS que cumpra um conjunto básico de critérios.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.