Critérios de avaliação da qualidade de resultados de pesquisas em saúde: a escolha do teste estatístico

Reinaldo José Gianini

Resumo


O objetivo desta atualização é aperfeiçoar o poder da crítica às publicações que propõem novas condutas, fornecendo alguns critérios para a verificação do acerto na escolha dos testes estatísticos. Nesse sentido, é focalizada na qualidade estatística da evidência clínico-epidemiológica. Recorreu-se à literatura e realizou-se uma pesquisa de softwares indicados para análises estatísticas, tendo sido investigadas suas sugestões e recomendações. Após estas etapas, os resultados foram organizados de modo a oferecer um algoritmo para a escolha de testes estatísticos, com base na identificação das seguintes características dos estudos de saúde: tipo de variável, número de variáveis, número de amostras, tamanho da amostra, dependência entre amostras, distribuição dos dados (paramétrica ou não) e função matemática entre variáveis.

Palavras-chave


testes estatísticos; pesquisas em saúde; avaliação; qualidade; evidências clínico-epidemiológicas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.