Análise de citações em textos acadêmicos escritos

Autores

  • Tatiana S. de Macedo
  • Adriana Silvina Pagano

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v27i2.12353

Palavras-chave:

escrita acadêmica, gêneros do discurso, análise de citações.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de citações em escrita acadêmica na perspectiva da análise de citações e dos estudos de gêneros do discurso (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). O estudo enfoca o uso de citações por membros expertos e membros novatos da comunidade acadêmica de Linguística e consistiu na análise e comparação de nove artigos acadêmicos e treze trabalhos finais de disciplina. Os resultados mostram que as escolhas linguísticas que orientam a escrita das citações são em grande parte compartilhadas pelos membros expertos (autores dos artigos acadêmicos) e pelos novatos (alunos de curso de pós-graduação, autores dos trabalhos finais de disciplina), haja vista que ambos fazem uso de citações confirmativas, em detrimento de negativas. Todavia, membros expertos, ao contrário dos novatos, utilizam a própria voz para confrontar outros autores. As implicações deste estudo reiteram a necessidade de os Cursos de Letras terem uma abordagem de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica baseada em gêneros do discurso visando desenvolver a consciência retórica dos alunos em relação à escrita acadêmica e, consequentemente, ao uso de citações em textos escritos, de maneira a empoderar os alunos a construir um posicionamento autoral em sua comunidade discursiva.

Downloads

Como Citar

Macedo, T. S. de, & Pagano, A. S. (2011). Análise de citações em textos acadêmicos escritos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 27(2). https://doi.org/10.1590/delta.v27i2.12353

Edição

Seção

Artigos