Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta disponível no link a seguir foi preenchido para ser enviado junto com o manuscrito como material suplementar.
    https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx


  • A submissão está dentro do tamanho exigido (entre o número mínimo e o número máximo de palavras).
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O trabalho não contém trechos idênticos a trabalhos já publicados, do/a mesmo/a autor/a ou de outros/as, a menos que a fonte e autoria desses trechos sejam identificadas propriamente. Caso contrário, a submissão se encaixará na condição de plágio ou autoplágio, o que acarretará na sua rejeição. Caso o plágio ou autoplágio venha a ser identificado em trabalho já publicado pela DELTA, esse trabalho terá sua publicação revogada.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • O trabalho submetido não está disponível, inteiro ou parcialmente, na Internet ou impresso.
  • O texto está todo alinhado à esquerda; as primeiras linhas de todos os parágrafos do texto não têm recuo; há uma linha entre os parágrafos; o texto está com espaçamento 1,5; usa fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); está com figuras e tabelas inseridas no texto.
  • O texto segue os padrões descritos em Diretrizes para Autores, na aba Sobre a Revista.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word.
  • Apenas para resenhas: A obra foi publicada há no máximo 2 anos.

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

Normas para apresentação de trabalhos

Os trabalhos devem ser submetidos à DELTA  pela página de submissões, considerando-se os seguintes itens:

(1) Se o(s)/a(s) autor(es)/(as) não possui(rem) cadastro, clicar aqui para realizá-lo. Depois de cadastrado(s)/a(s), o(s)/a(s) autor(es)/a(s) poderá(ão) acessar o sistema, clicando aqui.

(2) Todo/a autor/a, para ter seu trabalho publicado na DELTA, deverá obter registro no ORCID. Para tal, consultar o link http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/passo-passo-obter-orcid/.

(3) No cadastro, preencher obrigatoriamente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo), ORCID. No campo "Resumo da Biografia", definir a titulação mais alta do/a autor/a, lugar de trabalho e função.

(4) A DELTA aceitará trabalhos de autores/as doutores/as. Não doutores/as poderão enviar trabalhos desde que acompanhados e encaminhados por um/uma doutor/a.

(5) Ao submeter um trabalho à DELTA, o(s)/a(s) autor(es)/(as) compromete(m)-se com a não submissão simultânea do mesmo trabalho a outra revista acadêmica, até que receba(m) o parecer do Conselho Editorial da DELTA rompendo o compromisso, caso o trabalho não tenha sido aceito para publicação.

(6) Os trabalhos submetidos a DELTA que utilizem dados colhidos diretamente de seres humanos devem apresentar certificação de comitê de ética ligado ao(s)/à(s) autor(es)/a(s) que autorize o uso desses dados.

(7) Trabalhos enviados à DELTA deverão ser formatados de acordo com a APA Style 7th edition (consultar https://www.apastyle.org/).

Características do trabalho

(1) Serão aceitos trabalhos dos seguintes gêneros discursivos: artigo (teórico e aplicado), squib, ensaio, resenha, review article, observados os seguintes tamanhos dos arquivos:

  • artigo – 5.000 a 8.000 palavras
  • squib – 1.500 a 3.000 palavras
  • ensaio – 3.000 a 5.000 palavras
  • resenha – 2.500 a 4.000 palavras, de obras publicadas nos últimos 2 anos
  • review article – 5.000 a 8.000 palavras, consideradas produções dos últimos 3 anos

(2) O Título do trabalho deverá estar à esquerda, com apenas a primeira letra em maiúsculo, em negrito, seguido do título na segunda língua escolhida pelo(s)/a(s) autor(es)/a(s), também à esquerda e negrito, ambos em fonte times New Roman, tamanho 12.

(3) Dois resumos, de 150 a 180 palavras cada devem ser elaborados. Eles devem ser preparados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em um parágrafo único sem recuo, espaçamento 1,5 e alinhados à esquerda. Para trabalhos escritos em português  um resumo em português seguido de um resumo em inglês.  Para trabalhos escritos em inglês, um resumo em inglês seguido de um resumo em português. Para trabalhos escritos em espanhol, um resumo em espanhol seguido de um resumo em inglês. Para artigos, os/as autores/as devem mencionar nos resumos os objetivos da investigação, o arcabouço teórico e a metodologia utilizada, bem como os resultados obtidos. Para os outros gêneros, os/as autores/as devem certificar-se de mencionar nos resumos os pontos principais do trabalho.

(4) Após o Resumo, deverão ser apresentadas palavras-chave – mínimo 3 e máximo 5. As mesmas palavras-chave deverão ser apresentadas na segunda língua escolhida pelo(s)/a(s) autor(es)/a(s), após o resumo nessa língua.

(5) O manuscrito deve ser preparado da seguinte forma: Fonte Times New Roman, tamanho 12; margens de 1 polegada ou 2,5 cm em toda a volta; parágrafos sem recuo, espaçamento 1,5, alinhados à esquerda, separados por uma linha em branco um do outro.

(6) Notas de rodapé, numeradas a partir de 1, poderão ser utilizadas em pé de página ao longo do texto, para inserção de comentários, quando necessário. 

(7) Todo trabalho deverá apresentar seções numeradas, iniciando em (1) Introdução. Somente as seções de Referências, Agradecimentos, Conflito de Interesses e Contribuição dos/as Autores/as não deverão ser numeradas.

(8) As subseções também não devem ser numeradas e devem estar em Times New Roman tamanho 12 em itálico.

(9) Documentos complementares (ex.: anexos, apêndices) deverão ser inseridos após as Referências, numerados a partir de 1 (Ex.: Anexo 1, Apêndice 1...)

(10) Qualquer tipo de agradecimento (parceiros/as, revisores/as, agência financiadora etc.) poderá ser mencionado na seção Agradecimentos, após a conclusão. 

(11) Depois de aceitos, todos os artigos deverão conter uma declaração de conflito de interesses e contribuição dos/as autores/as, nas quais os/as autores/as devem expressar sua total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho. O modelo para essas declarações e formatação pós-aceite dos trabalhos está disponível aqui.

(12) No corpo do trabalho, as citações deverão ser formatadas de acordo com as regras da APA 7a edição:

- indicação de autor(es)/a(s), pertencente à sintaxe da oração:

  • casos de um/uma ou dois/duas autores/as: ... como mostram Halliday e Matthiessen (2004, p. 152), ...; In fact, “a flexible mind is a healthy mind” (Palladino & Wade, 2010, p. 147).
  • casos de três ou mais autores/as: ... de acordo com Siegmund et al. (2008), ...;

- indicação de autor(es)/as, não pertencente à sintaxe da oração (em final da oração):

  • casos de um/uma ou dois/duas autores/as: ... relevância linguística (Santos & Alves, 2008).
  • casos de três ou mais autores/as: ... após a adaptação dos recursos tecnológicos (Silva et al., 2004), ...

(13) Referências (somente de autores(as)/documentos citados no corpo do texto) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, ao final do texto, de acordo com as normas da APA Style 7th edition. Elas devem estar alinhadas à esquerda, sem qualquer recuo, com uma linha em branco entre elas para separá-las.

Exemplos:

Woo, C., & Leon, M. (2013). Environmental enrichment as an effective treatment for autism: A randomized controlled trial. Behavioral Neuroscience, 127, 487–497. http://dx.doi.org/10.1037/a0033010

Labov, W. (2001). Principles of Linguistic Change. Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781444327496

Lobato, L. (2000). Formal features and parameter setting: A view from Portuguese past participles in romance future tense. DELTA, 16(Especial), 99-128. https://doi.org/10.1590/S0102-44502000000300004

Oliveira, M. A., & Braga, M. L. (1997). On Focusing sentences in Brazilian Portuguese. In G. R. Guy, C. Feagin, D. Schiffrin, & J. Baugh (Eds.), Towards a Social Science of Language, vol.2, Social Interactional Discourse Structures (pp. 207-221). John Benjamins. https://doi.org/10.1075/cilt.127.

(14) Tabelas, figuras e gráficos deverão apresentar título (apenas a primeira letra maiúscula), ser inseridos no texto logo após serem citados, e identificados de acordo com a APA Style 7th edition. Em caso de figuras, é importante que sejam gravadas em formato png, com no mínimo 600 dpi.

(15) Caso seja necessário o uso de ênfase ao longo do texto, utilizar itálico e não negrito ou sublinhado.

(16) Não utilizar idem, ibidem no corpo do texto.

Política de Uso de Inteligência Artificial em Periódicos Acadêmicos Internacionais

1. Introdução:

O avanço da Inteligência Artificial (IA) introduziu novas capacidades e oportunidades na produção e revisão de conteúdo acadêmico. No entanto, essa inovação também apresenta desafios éticos e técnicos. Esta política orienta o uso responsável da IA em nossa publicação, garantindo a integridade, transparência e excelência da pesquisa que endossamos.

2. Uso da IA na Submissão de Manuscritos:

2.1. Autenticidade e Originalidade: Autores que empregam IA para gerar ou analisar conteúdo devem garantir que seu trabalho é original e contribui de forma significativa para o campo de estudo. Além disso, os autores devem mencionar explicitamente a extensão do envolvimento da IA.

2.2. Declarando o Uso de IA: Todos os manuscritos que utilizam IA, seja na geração, análise ou qualquer outra capacidade, devem claramente indicar isso no método e nas seções de materiais.

3. Uso da IA na Revisão por Pares:

3.1. Assistência, não Substituição: IA pode ser usada para auxiliar revisores na identificação de plágio, inconsistências ou outras questões técnicas. No entanto, a decisão final sobre a aceitação de um manuscrito continua sendo uma responsabilidade humana.

4. Ética e Responsabilidade:

4.1. Privacidade: Qualquer uso de IA que envolva dados pessoais seguirá rigorosas diretrizes de privacidade, garantindo que os direitos dos indivíduos sejam protegidos e os dados sejam anonimizados.

5. Atualizações da Política:

Dada a rápida evolução da tecnologia de IA, esta política será revisada regularmente para refletir as melhores práticas atuais e garantir que continuamos a atender aos padrões acadêmicos de excelência.

6. Conclusão:

Promovemos o uso ético e transparente da IA, acreditando em seu potencial para enriquecer a pesquisa acadêmica, enquanto mantemos a integridade e a confiança em nossas publicações. Encorajamos a comunidade acadêmica a se unir a nós nesse compromisso e a se envolver ativamente na discussão contínua sobre o papel da IA no mundo acadêmico.

Obs.: DELTA detém o "copyright" dos trabalhos a ela submetidos, exceto nos casos em que está impresso o contrário. Os trabalhos submetidos à revista não devem ser retirados pelo(s) autor(es) depois de iniciado o processo de avaliação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.