Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue

Cláudia Hilsdorf Rocha

Resumo


Este artigo explora possibilidades de articulação entre os fundamentos da orientação translíngue e o pensamento decolonial. São inicialmente discutidas as principais características da sociedade contemporânea, sob a ótica de sua condição líquida e pós-disciplinar, bem como suas implicações para as relações humanas e para a educação linguística na contemporaneidade. Entre outras, as noções de translingualismo restritivo e expansivo são mobilizadas para embasar reflexões sobre o caráter político-ideológico das práticas translíngues e argumentar que, em sua vertente transformativa, a translinguagem pode assumir tonalidade pós-humana e pós-colonial e evidenciar-se como um potente recurso para a promoção de práticas (educativas) mais democratizadoras.


Palavras-chave


Translinguagem; Decolonialidade; Educação Linguística Crítica

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X