Tarefas pedagógicas online criadas por alunos da disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira em um Curso de Letras

Patricia Vasconcelos Almeida

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar, por meio dos preceitos teóricos da Teoria da Atividade e da teoria de CALL (Computer Assisted Language Learning), as diferenças entre as tarefas pedagógicas online criadas por alunos da disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira em um Curso de Letras de uma universidade pública. A análise dos dados provenientes de estudo exploratório mostrou que na tentativa de se criar tarefas pedagógicas online, utilizando diferentes artefatos de ensino, os professores pré-serviço desenvolveram práticas diferentes de acordo com o artefato utilizado. Os resultados obtidos indicam que, como previsto pela Teoria da Atividade, a alteração do artefato de ensino pode causar tensões no sistema de atividade e alterar os elementos que o constituem.

Palavras-chave


educação online; tarefas pedagógicas; Teoria da Atividade; CALL

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X